Pesquisa mostra que 60% dos universitários tem o sonho de empreender

O estudo desenvolvido pela Endeavor possui duas partes principais: pesquisa com professores de cursos de empreendedorismo e pesquisa com estudantes universitários brasileiros.


Na última edição da pesquisa "Empreendedorismo nas Universidades", realizada pela Endeavor Brasil e respondida por mais de seis mil jovens universitários de todo o Brasil, constatou-se que 60% desse público tem o sonho de empreender. No entanto, o mesmo estudo apontou que esse grupo é excessivamente confiante e apenas 23% dos entrevistados afirmou dedicar algum tempo capacitando-se para iniciar um negócio.

De acordo com Pamella Gonçalves, coordenadora da área de Pesquisa e Mobilização da Endeavor, aproximadamente 76% da população brasileira tem o sonho de empreender.

"Somos o segundo país do mundo com maior número de pessoas que compartilham desse sonho. E isso se reflete nas universidades. Contudo, nós sabemos que sonhar não é suficiente. O que nós queremos é mostrar ao jovem que é preciso se preparar, e que a universidade é um ótimo lugar para começar. Para transformar grandes sonhos em realidade, é preciso tirar a bunda do sofá", reforça.

O estudo desenvolvido pela Endeavor possui duas partes principais: pesquisa com professores de cursos de empreendedorismo e pesquisa com estudantes universitários brasileiros. Professores de 46 universidades brasileiras responderam a um questionário e suas respostas foram comparadas com os resultados preliminares do The Entrepreneurship Education Project referente às universidades.

Fonte: Penseempregos