Pesquisadores apontam que álcool é porta de entrada para as drogas

A frase 'maconha é a porta de entrada' não é bem verdade.

Muitas pessoas já ouviram a frase de que a maconha é a porta de entrada para as outras drogas. Mas de acordo com cientistas, não é bem assim que acontece. Na verdade, o álcool é a primeira substância consumida pelas pessoas que depois apresentam problemas com as drogas.

Essa conclusão foi feita através de uma pesquisa do Journal of School Health nos Estados Unidos. Os pesquisadores tomaram como base os padrões de uso de drogas nos Estados Unidos ouvindo 2.835 estudantes.

A pesquisa informa ainda que o consumo de álcool entre os jovens, na maioria das vezes, precede do uso de tabaco ou maconha. Há também uma relação entre a idade em que os jovens começam a consumir álcool e a predisposição para o abuso de outras substâncias mais tarde.

"Os entrevistados que iniciaram o uso de álcool na sexta série relataram tempo de vida significativamente maior no uso de substâncias ilícitas e também o uso de substâncias ilícitas mais freqüentes do que aquelas que iniciam o uso de álcool na nona série ou mais tarde". A conclusão é: "Nossos resultados apontam que quanto mais cedo ocorre o contato com álcool, mais provável é que as pessoas se envolvam com o uso de substâncias ilícitas no futuro".

Relação entre alcool e drogas (Crédito: Reprodução)
Relação entre alcool e drogas (Crédito: Reprodução)


Fonte: Com informações do Brasil Post