Pesquisas apontam definição no 1º turno em 6 capitais do Brasil

Firmino Filho (PSDB), com 51% dos votos válidos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A eleição para prefeito deverá ser decidida logo no primeiro turno em ao menos seis capitais, apontam as mais recentes pesquisas de intenção de voto divulgadas entre a quarta-feira (28) e este sábado (1°), véspera da eleição. Umas delas, Palmas, tem menos de 200 mil eleitores e não tem possibilidade de ir para o segundo turno.

Das outras, Teresina, Boa Vista, Salvador, Natal, João Pessoa devem reeleger seus prefeitos, que registram mais de 60% de intenções de voto, segundo o Ibope. A outra é Rio Branco, onde Marcus Alexandre (PT) tem 60% de preferência entre os eleitores ouvidos, também de acordo com o Ibope.

Os números são de votos válidos, que excluem as intenções de voto que, na pesquisa, são contabilizadas como brancos, nulos, não sabem e não responderam. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisará de 50% dos votos válidos mais um.

Nos dois maiores colégios eleitorais, São Paulo e Rio de Janeiro, a disputa está acirrada para o segundo turno.

Cidades onde a disputa deve ser definida no primeiro turno:

Teresina

A última pesquisa Ibope para a disputa pela prefeitura de Teresina foi divulgada na sexta-feira e mostrou grande vantagem do atual prefeito, Firmino Filho (PSDB), com 51% dos votos válidos. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais e para menos, há chances de segundo turno contra Dr. Pessoa (PSD), que apareceu com 38%. Amadeu Campos (PTB) teve 7%. Everton Diego (PSOL), Quem Quem (PTN), Lourdes Melo (PCO) e Luciane Santos (PSTU) receberam 1% cada dos votos dos entrevistados.

Ao todo, 602 pessoas foram ouvidas entre os dias 26 e 29 de setembro. A sondagem foi registrada no TRE com o número PI-066699/2016.

Boa Vista

A prefeita Teresa Surita (PMDB) deve se reeleger com ampla vantagem na capital de Roraima, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada esta sexta-feira (30), já no primeiro turno. Segundo o levantamento, ela tem 80% das intenções de votos válidos. O restante está pulverizado entre sete candidatos: Sandro Baré (PP), 7%, Abel Galinha (DEM), 4%, Roberto Ramos (PT), 3%, Marcio Junqueira (PROS), 2%, Kalil Coelho (PV), 2%, Alex Ladislau (PRP), 1% e Jeferson Alves (PDT), 1%. Luis Oca (PSOL) não pontuou.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica em Roraima e realizada entre os dias 26 e 29 de setembro. Foram entrevistados 602 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número RR-09945/2016.

João Pessoa

Os eleitores da capital da Paraíba devem reeleger Luciano Cartaxo (PSD), segundo a pesquisa Ibope divulgada este sábado (1º). O atual prefeito tem 61% de intenção de votos válidos, à frente de Cida Ramos (PSB), com 32%; Professor Charliton (PT), com 4%; e Victor Hugo (PSOL), com 3%.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco. Foram feitas entrevistas com 602 eleitores entre os dias 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PB-01716/2016.

Natal

O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) deve ser reeleito este domingo no primeiro turno, de acordo com a pesquisa Ibope divulgada esta sexta. Segundo o levantamento, ele tem 66% das intenções de votos válidos. Em segundo lugar está Kelps Lima (PROS), com 12%, seguido por Fernando Mineiro (PT), com 8%; e Márcia Maia (PSDB) e Robério Paulino (PSOL), ambos com 7%. Freitas Júnior (Rede) e Rosália Fernandes (PSTU) não pontuaram.

A pesquisa foi contratada pela Inter TV Cabugi e realizada entre os dias 27 e 29 de setembro com 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número RN-08808/2016.

 Rio Branco

Na capital do Acre, a última pesquisa Ibope, divulgada na sexta-feira, aponta para a vitória de Marcus Alexandre (PT) com 60% no primeiro turno. Em seguida aparecem Eliane Sinhasique (PMDB) com 29%, Raimundo Vaz (PR), 7%, e Carlos Gomes (Rede), 4%. A pesquisa, encomendada pela Rede Amazônica Acre, ouviu 602 eleitores entres dos dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada com o número AC-07478/2016.

Aracaju

A pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira para a corrida pela prefeitura de Aracaju mostrou que Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) provavelmente se enfrentarão no segundo turno. Edvaldo apareceu com 45% dos votos válidos, seguido por Valadares, com 31%. João Alves (DEM) recebeu 11%; Dr. Emerson (Rede), 4%; João Tarantella (PMN), 4%; Sônia Meire (PSOL), 3%; e Vera Lúcia (PSTU), 2%.

O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A pesquisa, encomendada pela TV Sergipe, foi registrada no TRE sob o registro SE-01655/2016, teve 95% de nível de confiança e margem de erro de quatro pontos percentuais.

Cuiabá

Na capital de Mato Grosso deve ter segundo turno, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira. Emanuel Pinheiro (PMDB) aparece em primeiro com 35% dos votos válidos, seguido por Wilson Santos (PSDB), com 28%, Procurador Mauro (PSOL), 24%, Julier Sebastião (PDT), 9%, Renato Santtana (Rede), 2%, e Serys Slhessarenko (PRB), 2%.

A pesquisa Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro e tem margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais e para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número de MT-07012/2016.

Florianópolis

Gean Loureiro (PMDB) e Angela Amin (PP) devem fazer o segundo turno da disputa para prefeito em Florianópolis, segundo pesquisa Ibope divulgada este sábado. De acordo com o levantamento, Loureiro tem 40% das intenções de votos válidos, contra 27% de Angela. Elson Pereira (PSOL) aparece com 19%, seguido por Murilo Flores (PSB), com 7%; Angela Albino (PCdoB), com 6%; e Gabriela Santetti (PSTU), com 1%. Mauricio Leal (PEN) não pontuou.

A pesquisa foi encomendada pela RBS TV. Foram ouvidos 805 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SC-04716/2016.

 Goiânia

O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) lidera as intenções de votos válidos na capital do Estado, com 45%, segundo pesquisa Ibope divulgada este sábado. Ele deve ir para o segundo turno com Vanderlan (PSB), que tem 27%. Em seguida, vêm Delegado Waldir (PR), com 15%; Adriana Accorsi (PT) e Francisco Jr. (PSD), ambos com 6%; e Flávio Sofiati (PSOL), com 1%. Djalma Araújo (Rede) não pontuou.

A pesquisa foi encomendada pela TV Anhanguera e realizada entre os dias 29 e 30 de setembro com 602 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número GO-07615/2016.

Macapá

Na capital do Amapá, a pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira mostrou que o atual prefeito, Clécio Luis (Rede), provavelmente estará no segundo turno. Ele liderou a sondagem com 42% dos votos válidos. Gilvam (PMDB), com 21%, e Aline Gurgel (PRB), com 19%, devem disputar a segunda vaga. Promotor Moisés (PEN) teve 9%; Ruy Smith (PSB); 4%; Genival Cruz (PSTU), 4%; e Dora Nascimento (PT), 1%.

Na capital do Amapá, a pesquisa Ibope, registrada no TRE sob o protocolo AP-01514/2016, ouviu 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A sondagem foi encomendada pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão e tem margem de erro de quatro pontos percentuais.

Maceió

A capital de Alagoas deverá ter segundo turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira. O prefeito e candidato à reeleição, Rui Palmeira (PSDB), tem 46% das intenções de votos válidos no levantamento. Em segundo lugar, está Cícero Almeida (PMDB), com 26%. Depois, vem Paulão (PT), com 2%. Fernando do Village (PMN), Gustavo Pessoa (PSOL) e Paulo Memória (PTC) têm 1% cada um.

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas. Ela foi realizada entre os dias 27 e 30 de setembro com 602 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número AL-00492/2016.

Manaus

Na capital amazonense, a última pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira aponta para um segundo turno entre Artur Neto (PSDB), com 44%, e Marcelo Ramos (PR), com 23%. Em seguida aparecem: Serafim Corrêa (PSB) com 10%, José Ricardo (PT), 7%, Silas Câmara (PRB), 7%, Hissa Abrahão (PDT), 4%, Henrique Oliveira (SD), 2%, Luiz Castro (Rede), 2%, e Queiroz (PSOL), 1%. A pesquisa, encomendada pela Rede Amazônica, ouviu 805 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no número AM-07239/2016.

Porto Velho

Em Porto Velho, o último levantamento do Ibope, de sexta-feira, indicava uma disputa acirrada pelas duas vagas no segundo turno entre Léo Moraes (PTB) com 26%, Dr. Mauro (PSB), 24%, e Roberto Sobrinho (PT), 20%. Eles eram seguidos por Pimentel (PMDB) com 14%, Dr Hildon (PSDB), 9%, Dr. Ribamar Araujo (PR),  6%, e Pimenta de Rondônia (PSOL),  1%.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e ouviu 602 eleitores entre os dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no número RO-02478/2016.

São Luís

Na capital do Maranhão deve ter segundo turno, conforme mostrou a pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (28). O atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) apareceu com 42% dos votos válidos, seguido por Wellington Do Curso (PP), com 32%. Elziane Gama (PPS) teve 9%. Eduardo Braide (PMN) e Fábio Câmara (PMDB) apareceram com 5% cada um. Rose Sales (PMB), 4%; Cláudia Durans (PSTU), 2%; Valdeny Barros (PSOL), 1%; e Zeluís Lago (PPS), que não pontuou, completaram a pesquisa.

O Ibope ouviu 805 eleitores na capital maranhense entre os dias 22 e 28 de setembro. A sondagem, de registro MA-05305/2016 no TRE, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais.

Cidades onde a disputa deve ir para o segundo turno:

Juntos, os institutos Datafolha e Ibope indicaram que a decisão irá para o segundo turno em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. O Ibope também aponta segundo turno em Porto Alegre, Curitiba, Belém, Campo Grande e Vitória.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES