Petrobrás aprova projeto de laboratório da UFPI

O investimento será de R$ 3.195.090, empregados em obras e equipamentos.

 A Petrobrás aprovou o projeto de financiamento da infra-estrutura do laboratório de Geoquímica Orgânica da UFPI, destinado ao desenvolvimento de pesquisa de óleos das bacias petrolíferas brasileiras, em especial as do nordeste, com a finalidade de estudar os biomarcadores, que são importantes compostos na caracterização do Petróleo quanto à qualidade, origem, estágio de biodegradação e de maturação.

O projeto é de autoria do Prof. Dr. Arimatéia Lopes, do Departamento de Química da UFPI, que tem doutorado na área de Petróleo no Instituto de Química da Unicamp.O investimento será de R$ 3.195.090, empregados em obras e equipamentos.

De acordo com o autor do projeto, no dia 29 de outubro, o Diretor de Geoquímica Orgânica do Centro de Pesquisa da Petrobrás (CENPES), Eugênio Vaz dos Santos Neto, virá a Teresina e apresentará palestra sobre a importância da Geoquímica Orgânica na Pesquisa com Petróleo, incluindo os estudos que levaram à decoberta do pré-sal.

Segundo o reitor da UFPI, Luiz Júnior, o laboratório vai contribuir para o crescimenhto do Piauí em pesquisa na área. “É um laboratório de pesquisas muito avançadas e nós vamos ser referência nessa área. Foram as pesquisas nas universidades que transformaram a Petrobras na empresa importante internacionalmente que é hoje”, declara.

Fonte: Assessoria