PI é o 1º no consumo de energia entre os Estados do Nordeste

PI é o 1º no consumo de energia entre os Estados do Nordeste

Somente este ano como o programa Luz pra Todos o Piauí, o estado teve aproximadamente 80 mil novas ligações.

Piauí é o primeiro no consumo de Energia Elétrica entre os Estados da região Nordeste. No período que compreende de janeiro a novembro o consumo de energia elétrica residencial cresceu 23,7%, no acumulado. O desempenho do Estado está relacionado a indicadores econômicos que fortalecem o poder

aquisitivo dos piauienses, tanto que maior parte deste crescimento se concentra em consumos residenciais. Somente este ano como o programa Luz pra Todos o Piauí, teve aproximadamente 80 mil novas ligações, o que também tem colaborado com o ampliamento do consumo.

No Estado em 2009, de acordo com a avaliação mensal realizada pela ela Empresa de Pesquisa Energética, o consumo de cada residência era de 730 gigawatts por hora, (GW/h) em 2010 esse consumo apresentou uma ampliação para os atuais 903. Esse consiste um crescimento de consumo de 5,1 % se comparando o mês de novembro em ambos os anos. Com esse percentual o Piauí foi apenas o sétimo colocado entre os noves Estados nordestinos. Mas no acumulado o Piauí lidera o ranking.

Conforme explica Fábio Joselino, líder do processo de estudo de mercado da Eletrobrás Distribuição Piauí, o poder aquisitivo que teve expansão no Estado é um dos principais movimentadores do consumo de energia. ?Esse é um reflexo econômico, os piauienses tem em suas casas mas produtos consumidores

de energia, por isso é elevado os índices de consumo nas residências?, pontua. Ele considera ainda outro fator, onde o Piauí é o segundo colocado, com um crescimento de 24,5%, no consumo rural, o principal motivo é de fato o Luz para Todos.

Em 2010, o consumo residencial no Nordeste segue expandindo em ritmo acelerado, consolidando uma taxa acumulada no período janeiro-novembro de 12,3%, bem acima da média nacional (6,5%). Nos últimos 11 meses foram contabilizados mais 726 mil consumidores na região, equivalente em média a

66 mil novos clientes/mês. Mesmo com a proximidade da conclusão do LpT (Luz para Todos), o número de consumidores nos estados do Nordeste permanece aumentando.

Convém ressaltar a mudança na estrutura do consumo residencial regional.

O forte aumento de consumidores conectados à rede elétrica se apresenta como um dos fatores explicativos para a expansão do consumo residencial no Nordeste, bem como no Piauí, ao longo dos anos. De fato, entre 2005 e 2009, o número de consumidores residenciais na região aumentou, em média, 5,2%, valor acima da média nacional e das demais regiões. Nesse período, foram incorporados ao sistema de distribuição cerca de 2,6 milhões de novos consumidores residenciais no Nordeste. (T.T.)

Plano de Contingência deve evitar transtornos com energia elétrica no litoral

Para evitar problemas com falta de energia elétrica na região do litoral, como aconteceu no réveillon do ano passado a Eletrobrás distribuição Piauí está intensificando a produção energética na cidade de Parnaíba. A subestação do município é responsável pelo abastecimento da maioria das cidades no entorno.

A subestação recebeu uma expansão de 40% em sua potência para atender à demanda de consumo energético durante o período do final de ano. Foi nesta quinta-feira (23) instalado um transformador de 12,5 MVA. Com essa medida a Eletrobrás pretende não reviver os transtornos do ano anterior, e que os

turistas e moradores da região não sofram com a falta de energia, que acarreta outros inúmeros problemas.

Os profissionais da distribuidora devem trabalhar na escala de sobreaviso.

Serão 600 técnicos e 200 viaturas de sobreaviso durante o período para o pronto atendimento - caso venham ter problemas nas distribuição ? durante o Natal e o Ano Novo. As estações em outros municípios também tiveram um reforço na potência, as cidades são Teresina, Bom Jesus, Picos e Floriano.

(T.T.)

Fonte: Thays Teixeira