PI é um dos poucos estados do Nordeste livre de facções criminosas

Ações preventivas garantiram estabilidade nos presídios do estado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O controle da entrada de facções criminosas no Piauí tem influenciado diretamente no número de homicídios e na segurança dentro e fora dos presídios do estado. Dados do Atlas da Violência 2018 apontam o Piauí como a unidade da federação do nordeste com o menor índice de assassinatos e a terceira com menor número de homicídios do Brasil.

O Piauí também não foi citado entre os estados onde há conflito entre facções criminosas, dentre elas o PCC (Primeiro Comando da Capital). A ausência de influência de facções está diretamente ligada ao número de assassinatos. O Atlas da Violência 2018 não identificou aumento vertiginoso no número de homicídios no Piauí, ao contrário de estados vizinhos e de fronteira como Maranhão, Ceará, Tocantins e Bahia, que registaram um aumento de mais de 70% na quantidade de homicídios. 

Não foram registrados em 2018 nenhuma rebelião ou motim em unidades penais do Piauí e o número de assassinatos nos presídios caiu 40%: foram nove ocorrências em 2017 e apenas uma durante o primeiro semestre de 2018. O sistema de informações criminais e a organização policial entre as polícias Civil e Militar e a polícia penitenciária têm contribuído para um trabalhado de intenso monitoramento, realizado pelos setores de Inteligência das secretarias de Justiça e Segurança.

Para o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, o posicionamento positivo do Piauí no atlas nacional deve-se ao trabalho integrado entre as secretarias de Justiça e Segurança. “Nos últimos anos temos firmado termos de cooperação que nos proporcionam um monitoramento de inteligência eficiente e preventivo. Pretendemos fortalecer ainda mais essa realidade com a implantação do Plano Operacional de Classificação de Detentos, que nos dará maior controle sobre os presos de alta periculosidade, evitando a presença de facções nos nossos presídios, como ocorre em outros estados”, destacou

O governador Wellington Dias acredita que o desempenho do Piauí é fruto de um estudo técnico do Estado, balizado em gestões de referência em segurança. “Temos buscado boas experiências dentro e fora do Brasil, com intercâmbio técnico de ações a exemplo da nossa visita ao Canadá, onde pudemos ver como trabalha um país que é modelo nesta área. A ideia é modernizar e integrar nossos órgãos de segurança, e fazer esse trabalho também à nível de nordeste e de Brasil”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES