PI: Instituto Sírio Libanês especializa 108 profissionais de saúde

Projetos educacionais são executados pelo Instituto Sírio Libanês.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentaram, nesta quinta-feira (10), projetos aplicativos dos Cursos de Especialização de apoio ao SUS, do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. A apresentação foi no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Entre os projetos apresentados, temas na área da Vigilância Sanitária e combate ao mosquito Aedes aegypt.

Os projetos educacionais são executados pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e definidos a partir de necessidades identificadas pelos gestores do SUS.  Foram 108 especializados pela instituição no Piauí, nos cursos de Gestão da Vigilância em Saúde, Gestão da Vigilância Sanitária e Gestão do Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente.

“Os maiores beneficiários com esses cursos são os próprios usuários do SUS, porque, por meio dessa parceria, estamos capacitando e aperfeiçoando nossos profissionais de saúde para melhor atender a população. Nós, como Secretaria de Estado da Saúde, investimos na pesquisa e educação para que, por meio desse aprendizado, vocês transformem a saúde do nosso estado”, disse o coronel Gerardo Rebelo, superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi.

Voltados à capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde, as especializações se concretizaram por meio de parceria entre o Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e do Município de Teresina, e Universidade Federal do Piauí, além do apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e de instituições de ensino superior do país.

O representante do Hospital Sírio Libanês, Adalberto Rosa, elogiou o compromisso dos alunos aqui no Piauí e enfatizou o baixo índice de desistência, um dos menores dos cursos realizados no Brasil.

O Projeto Aplicativo é um dos principais produtos dos cursos de especialização desenvolvido com o propósito de promover uma intervenção na realidade e a qualificação do SUS. O diferencial desses cursos está na elaboração de projetos aplicativos de intervenção orientados à produção de impacto no perfil de saúde-doença das populações e na organização do cuidado, segundo territórios de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES