Piauí deve vacinar mais de 600 mil animais contra raiva

Em todo o Piauí devem ser vacinados 426.436 cães e 191.209 gatos, com meta mínima de 80% de cada um.

A campanha de vacinação anti-rábica que iniciou no Piauí neste último sábado (18) tem a perspectiva de imunizar mais de 600 mil animais. Em Teresina, o dia D da vacinação será no dia 25 de setembro.

Em todo o Piauí devem ser vacinados 426.436 cães e 191.209 gatos, com meta mínima de 80% de cada um. Não devem ser levados para a vacinação outros animais, como macaco, raposa e coelho. Os municípios têm até o dia 30 de outubro para alimentarem o Sistema de Informação (SIS- Raiva).

A vacina pode ser encontrada em postos determinados por cada município. O animal pode receber a primeira imunização a partir dos dois meses de idade. Neste caso, deve ser aplicada a dose de reforço 30 dias após a primeira. A vacina anti-rábica protege o organismo por até um ano, período previsto no calendário da Saúde.

A raiva é uma zoonose viral que pode ser transmitida ao homem através da mordida, lambedura e arranhadura pelo animal contaminado. A letalidade desta doença é certa, com chances muito próximas de 100%.

Fonte: Assessoria