Piauí é destaque nacional no combate ao tabagismo

Instituto do Câncer parabenizou o Estado pela efetividade das ações

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde que desenvolve ações preventivas e de controle do câncer no Brasil, parabenizou o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí pelo destaque no combate ao tabagismo, um dos fatores determinantes no desenvolvimento da doença.

Chamou a atenção dos pesquisadores do Instituto o índices alcançados pelo Estado que, em seis meses fez o número de municípios com implantação dos programas de prevenção e controle do tabagismo crescer em 50%.

No Piauí, dos 224 municípios, apenas 50 haviam implantado o programa. “Isso inviabilizava o acesso da população à prevenção e tratamento. Hoje, estamos em 108 cidades do interior do Estado, mas nossa meta é atingir 100% de cobertura no Estado”, explica a coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Valdite Costa.

Em Teresina, apenas no Hospital Universitário e no hospital do Parque Piauí havia o programa, explica a coordenadora. “Agora, são 17 postos de saúde dando acesso à população aos programas e foram capacitadas equipes de mais de 50 postos com previsão de início de atendimento até o final do ano”, disse Valdite Costa.

Para mudar o quadro anterior, a coordenadora explica que se realizou uma avaliação inicial onde foi constatado que a maioria dos municípios não tinha aderido. Então, a Secretaria planejou três ações centrais: prevenir a iniciação no tabagismo, incentivar a cessação com o tratamento e a promoção de ambientes livres de tabaco.

O reconhecimento veio no momento em que se comemora os 10 anos de ratificação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT). “Reconhecemos aqueles parceiros que foram fundamentais nessa bem-sucedida empreitada. Construímos uma rede na qual se destacou o papel da coordenação do Piauí por participar ativamente da construção desse sucesso no Brasil”, declarou Luis Fernando Bouzas, diretor geral do Inca.

“Portanto, é um momento de agradecimento, mas também de convite para continuarmos conduzindo esse grande programa de saúde pública por mais 10 anos ou pelo tempo que for necessário para reduzirmos ainda mais mortes e doenças causadas pelo tabagismo”, disse Fernando Bouzas.

Dia Mundial sem Tabaco

No Dia 31 de Maio será comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria fará uma mobilização para divulgar e sensibilizar a população sobre os males causados pelo consumo de tabaco e seus derivados.

Neste dia, várias ações serão realizadas. Dentre elas, uma gincana com o tema “Prevenção e combate ao tabagismo”, envolvendo adolescentes do ensino médio da rede estadual de ensino, no dia 31, às 8:30 no Premem Norte. No evento também haverá palestras, apresentação de vídeos, música, dança e teatro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES