Piauí é destaque como Estado menos violento do Brasil

O Piauí tem um terço do índice nacional de violência que chega próximo de 30 homicídios por grupo de 100 mil habitantes

 O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou, nesta semana, o Terceiro Anuário do Mapa de Segurança Pública no Brasil sobre investimentos e violência no setor.

O Piauí assumiu a posição antes ocupada por Santa Catarina de Estado menos violento do Brasil, registrando um índice de 9,7 homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes. O Estado de Santa Catarina, até então campeão, atingiu 11,3, ficando atrás de São Paulo, com 10,8, e Minas Gerais e Roraima, que empataram com 11,1. Os mais violentos são Bahia (28,6), Paraná (26,7), Sergipe (25,8) e o Distrito Federal (25,6).

O Piauí tem um terço do índice nacional de violência que chega próximo de 30 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a Segurança Pública do Estado, no primeiro semestre de 2009, em comparação ao primeiro semestre de 2008, a violência ficou menor ainda no Estado. O investimento no setor da segurança teve um incremento de quase 2.000% em 2008 em relação a 2007, sendo liberados recursos para construção de 70 delegacias; 10 quartéis da Polícia Militar e Bombeiros; Instituto de Criminalística e IML, além de aquisição de carros e motos para todas as cidades do Piauí.

De acordo com o secretário de Segurança, Robert Rios, o Piauí está hoje nos mesmos índices de violência, comparados com alguns países de primeiro mundo. Entretanto, o crime de bagatela, que consiste em furto e assaltos de pequena monta, ainda se mostra insistente no Estado.

Fonte: CCOM