Piauí lança primeiro curso técnico para dependentes químicos do país

O curso é para beneficiar 45 estudantes internos na comunidade

O Estado do Piauí lança, na próxima segunda-feira (12), o primeiro Curso Técnico de Administração de Empresas do Brasil dentro de uma comunidade terapêutica para dependentes químicos. O curso é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), com o Instituto Federal do Paraná (EAD-IFPR) e a Fazenda da Paz.

A Aula Inaugural do Curso iniciará às 17h30. ?O curso é para beneficiar 45 estudantes internos na comunidade, que concluíram o Ensino Médio, ou que estejam devidamente matriculados em alguma unidade de ensino da rede pública, cursando o segundo ano?, informa o diretor da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa.

A Fazenda da Paz será a primeira unidade de tratamento de dependentes químicos beneficiada com um Polo de Ensino à Distância no Brasil. ?O curso técnico de Administração terá duração de dois anos e ao final, os alunos estarão habilitados como técnicos de nível médio para atuar na área administrativa?, avisa Célio.

A Comunidade Luz e Vida, com a recepção do sinal, receberá um tutor presencial vinculado à SEDUC e outro à distância do IFPR para o desenvolvimento das atividades do curso. ?Mais uma garantia para auxiliar o dependente químico a se inserir no mercado de trabalho?, frisa.

Entusiasmado com a estrutura e com o tratamento dispensado aos internos, o secretário de Educação, Átila Lira, esclarece que este será mais um curso de formação de grande importância para o ensino no Piauí. ?Todos os cursos técnicos à distancia oferecidos no Piauí são reconhecidos e credenciados pelo Ministério da Educação?, argumenta Átila.

Em fevereiro do ano passado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Teresina e visitou a Fazenda da Paz na companhia do governador Wilson Martins. Na oportunidade, o ministro afirmou que a entidade servirá de modelo para todo o país e será levada para o Plano Nacional de Enfrentamento Contra Crack, Álcool e Outras Drogas.

A Fazenda da Paz é uma instituição piauiense que trabalha na recuperação de dependentes químicos. Ela possui três unidades (Terra da Esperança e Flor de Maria, ambas em Timon, e Luz e Vida, em Teresina) e atende aproximadamente 140 internos.

Na unidade de Teresina, a Comunidade Luz e Vida da Fazenda da Paz funciona no povoado Cacimba Velha, local onde os internos são submetidos a acompanhamento terapêutico que baseia-se no binômio trabalho/educação, com a realização de outros cursos profissionalizantes.

Fonte: CCOM