Piauí lidera preservação de áreas nativas do país, diz pesquisador

O Estado tem 59.7% de vegetação nativa preservada por agricultores

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí tem 59,7 por cento de vegetação nativa preservados pelos agricultores. É o maior percentual do País. A revelação foi feita na manhã desta quarta-feira 20, em Teresina, pelo pesquisador Evaristo de Miranda, chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, durante uma  palestra sobre Atribuição, Ocupação e Uso de Terras no Brasil.

Ao detalhar os números do Cadastro Ambiental Rural ( CAR ) no Piauí, Miranda mostrou que o Estado tem hoje 9.732.142 hectares de terras registrados. Já o número de imóveis rurais cadastrados chegou a 119.297 em agosto deste ano. O Brasil, segundo o Boletim Informativo do CAR, tem hoje 413.249.830 hectares e 4.336.533 imóveis registrados.                

Criado em maio de 2012 e gerenciado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele forma uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, além do  planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Evaristo de Miranda, que coordena o GITE - Grupo de Inteligência Territorial Estratégica na Embrapa, mostrou uma radiografia dos cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão do Brasil. Didaticamente, o pesquisador explicou a divisão do País nos quadros natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico.

Ele detalhou os conceitos de atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil. Evaristo de Miranda falou para uma plateia que lotou o auditório central da Embrapa Meio-Norte. Além dos pesquisadores da casa, acompanharam a palestra representantes de órgãos federais e estaduais ligados à agricultura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES