Piauí lidera ranking de queimadas no Nordeste

São 467 focos de fogo no Piauí nas últimas 48 horas, segundo INPE

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma extensa massa de ar seco cobre a Região Nordeste do Brasil e vem afastando a possibilidade de chuva na maioria das áreas. Com a situação de estiagem prolongada, o risco de fogo nas matas aumenta bastante e o estado do Piauí está liderando o ranking no número de queimadas no Nordeste até agora neste mês de outubro. Levando em conta o ranking de queimadas no Brasil, o Piauí aparece em segundo lugar, atrás apenas do estado do Pará, pertencente a Região Norte. 

O monitoramento por satélites mostra 467 focos de fogo no Piauí nas últimas 48 horas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em seguida, aparecem o Pará com 322, Tocantins com 283, Bahia com 276, Rondônia com 212, Maranhão com 190, Minas Gerais com 173, Amazonas com 133, Mato Grosso com 92 e o Ceará 75 focos. 

Veja abaixo os estados com maior número de queimadas no Brasil nas últimas 48 horas: 

Na lista geral do Brasil, o Piauí vem em segundo lugar entre os dez estados que mais queimaram no período do dia primeiro a dez de outubro. O total de focos de fogo é de 941, 20% a mais do que o mesmo período de 2017.

Em primeiro lugar no ranking no Brasil está o Pará, com total de 1295 focos de fogo. Analisando somente a Região Nordeste, além do Piauí, também estão em destaque os estados da Bahia e do Maranhão, com 637 e 454 focos de incêndio, respectivamente. 

Veja abaixo os estados com maior número de queimadas no Brasil entre os dias primeiro e dez de outubro de 2018:

Risco de fogo permanece elevado 

O risco de fogo vai permanecer elevado sobre todo o interior do Nordeste. "É importante lembrar, que o mês outubro é normalmente de pouca chuva na Região, mas este ano está chovendo menos do que deveria no sul do Piauí, no sul do Maranhão e no oeste da Bahia", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. "Para piorar a situação essa primavera não será favorável à chuva nessas áreas, e a chuva na maior parte do Piauí só deve recomeçar no final da estação", completa Pegorim.  

Outro agrante é o calor intenso que faz na Região nesta época do ano. Em áreas do sertão, a temperatura máxima está chegando perto dos 40°C diariamente. A umidade relativa do ar extremamente baixa, perto de 20% ou menos em muitos municípios do interior, afasta qualquer chance de chuva. 

Como fica o tempo no feriadão?

Algumas rápidas de pancadas de chuva têm sido observadas pelo litoral leste nordestino. Essa tendência se mantém durante o feriado prolongado de 12 de outubro.

O sul do Maranhão pode ter uma chuva rápida e localizada nesta sexta-feira (12) e o norte do Maranhão e do Piauí, inclusive as capitais São Luís e Teresina, também terão algumas pancadas de chuva no próximo domingo (14). Apesar da previsão, essa chuva não vai reverter a situação do alto índice de queimadas nos estados. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES