PI participa de Congresso Intern. de Promoção da Saúde; detalhes!

Vinicius Oliveira, retornou à Teresina nesta quarta-feira

O coordenador da IV Regional de Saúde, Vinícius Oliveira, retornou à Teresina nesta quarta-feira, 18 de abril, depois de participar do 5º Congresso Internacional de Promoção da Saúde, que aconteceu na Cidade do México.


Piauí participa de Congresso Internacional de Promoção da Saúde

O Congresso teve o objetivo de oferecer um espaço a profissionais e instituições públicas e privadas interessados em apresentar, analisar e debater sobre os temas prioritários, experiências e lições aprendidas em pesquisas, políticas ou programas de investigação e de ação em promoção da saúde ?É um evento de grande importância para a saúde pública do nosso Estado, porque além de proporcionar o intercâmbio de experiências e modelos exitosos, tem como meta propor políticas públicas voltadas para a promoção da saúde visando a melhoria dos determinantes e indicadores de saúde?, declara o coordenador, Vinícius Oliveira.

De acordo com Vinícius, o Piauí foi destaque ao apresentar no evento o projeto?Promoção da Saúde Viajando?. ? A IV Regional de Saúde desenvolve o projeto para lidar com o problema de informação associada a resolver grandes endemias existentes no Estado e outros fatores de risco para a saúde?, esclarece.

O coordenador lembrou, ainda, que esse trabalho foi elaborado por uma equipe que inclui profissionais de saúde e técnicos de quatro laboratórios (malária e doença de Chagas, dengue, esquistossomose e entomologia). Durante as ações, os profissionais, enfermeiros e professores desenvolvem palestras sobre as questões que mais afetam a realidade do lugar.

Para Vinícius, a promoção em saúde é sinônimo de qualidade de vida. "Não é fácil executar ações que busquem a adoção de hábitos saudáveis que interferem de forma positiva no bem-estar da população. A saúde não pode ser restrita a ausência da doença, mas em ações de educação, de assistência social, enfim de uma intersetorialidade que ajuda na promoção de ações que melhore a qualidade de vida da população piauiense", finaliza.

Fonte: Assessoria