Piauí possui mais mulheres que homens

No Piauí o número de mulheres ultrapassa o de homens, para cada grupo de 100 homens existe um equivalente de 104 mulheres

No Piauí o número de mulheres ultrapassa o de homens, para cada grupo de 100 homens existe um equivalente de 104 mulheres. Esse dado faz parte do levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o estado vai na contramão da maioria dos estados brasileiros onde a quantidade homens supera o de mulheres. Em todo o país são 21 estados que possuem mais homens que mulheres.

Conforme explica o coordenador do IBGE no Piauí, Pedro Soares, o maior número de mulheres se deve a vários fatores. ?Entre os diversos pontos estão a taxa de nascimento, que no estado nascem mais mulheres, outro fator relevante também é que os homens morrem mais que as mulheres?, exemplifica. Ele reitera que esses fatores agregados com outros hábitos que as mulheres costumam manter, como cuidar mais da saúde e também não serem empregadas em profissões de auto risco também colaboram.

Os dados piauienses também são diferentes da média nacional quando se considera o estado civil, entre homens e mulheres. São mais solteiras que solteiros no estado, diferença chega a cinco em grupos de 100. Na média do país, para cada grupo de 100 mulheres solteiras existem 105 homens com o mesmo estado civil. Em todo o país, os solteiros somam 62,285 milhões: 31,940 milhões são homens e 30,345 são mulheres.

Pedro explica ainda que a diferenciação no contingente populacional entre os sexos ainda varia conforme as zonas urbana e rurais. ?A mulheres se concentram em maior número nas zonas urbanas, do que nas zonas rurais neste caso outro indicador é considerado, porque o gênero feminino apresenta maior grau de escolaridade e de empregos urbanos?, reitera. O percentual de mulheres no Piauí que se residem nas zonas urbanas é de 53,67% e de homens 46,33%. Na zona rural o dado não se repete, a concentração de homens é de 51,56% e de mulheres 48,44%.

Junto com o Piauí na lista de estados onde a quantidade de mulheres superam os de homens são, Pernambuco, Roraima, Ceará , Rio de Janeiro e o Distrito Federal. Divergindo dessas estatísticas o estado de Santa Catarina, possui 122 homens para cada 100 mulheres, os estados que aparecem a seguir no "ranking" são Tocantins, Mato Grosso e Espírito Santo, todos eles com mais homens que mulheres solteiras. A Pnad faz um levantamento que caracteriza os domicílios brasileiros em diversos indicadores sociais. (T.T.)

Fonte: Thays Teixeira