Piauí receberá missão da Secretaria do Tesouro Nacional em março

“O secretário do Tesouro Nacional confirmou que os contratos de empréstimos externos não estão na regra de contingenciamento do Ministério da Fazenda”, disse o governador.

O governador Wellington Dias foi recebido, na tarde desta sexta-feira (13), pelo secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Barbosa Santive, em Brasília. No encontro, o governador solicitou orientações sobre quais procedimentos tomar em relação ao contrato de empréstimo com relação ao contrato com o Banco Mundial. “O secretário do Tesouro Nacional confirmou que os contratos de empréstimos externos não estão na regra de contingenciamento do Ministério da Fazenda”, disse o governador.

Wellington declarou ainda que o Piauí não está mais incluído no programa de ajuste fiscal obrigatório. “É como se tivéssemos saído do FMI, do controle obrigatório. É claro que o Estado, como todos os entes da federação, precisa prestar contas junto ao Tribunal de Contas, à Assembleia Legislativa e aqui ao Tesouro Nacional”, disse.

O governador declarou que foi aberto um caminho para solicitação de um programa de acompanhamento fiscal. “Em março estaremos recebendo uma missão da Secretaria do Tesouro Nacional que vem ao Piauí para uma avaliação da situação fiscal do Estado. Considero isso fundamental para que tenhamos um financiamento voltado para aplicação em educação, segurança, desenvolvimento rural e saúde, que são áreas essenciais para o desenvolvimento do Estado”, diz.

Fonte: Portal do Governo