Piauí registrou 3.359 novos casos de câncer em 2012; mama lidera números

Piauí registrou 3.359 novos casos de câncer em 2012; mama lidera números

No ano passado, do total de casos da doença registrados no Piauí, 504 foram câncer de mama.

O câncer ainda é uma das doenças que mais preocupam as autoridades em saúde em todo o mundo, principalmente pelos números de casos registrados que ainda são bastante altos. No Piauí, só no ano passado, foram 3.359 novos casos da doença. O câncer de mama ainda é o que apresenta o maior número de casos.

No ano passado, do total de casos da doença registrados no Piauí, 504 foram câncer de mama. Em seguida, com mais registros vem o câncer do colo de útero, com 414, e o câncer de próstata, com 395 casos. O câncer de pele também aparece entre os mais comuns no Estado. No ano de 2012 foram feitos 342 registros da doença.

Para melhorar o atendimento às pessoas com a doença e, consequentemente, evitar casos de óbitos, o Ministério da Saúde incluiu 11 novos procedimentos à lista dos já previstos 121 procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Eles já começaram a ser oferecidos.

?Esses novos procedimentos vêm para melhorar ainda mais o atendimento a estes pacientes. Além dos novos, os que já eram garantidos passaram por melhorias.

Tudo isso para oferecer o que há de melhor em tratamentos a pacientes com câncer, que precisam recorrer ao SUS?, disse o gerente da Regulação da Saúde em Teresina, José Ercules da Cunha.

Ele acrescenta ainda que também será garantido aos pacientes do SUS o medicamento Herceptin, para tratamento do câncer de mama. ?Esse é um medicamento muito eficaz no tratamento do câncer de mama, mas muito caro. Agora será disponibilizado gratuitamente?, comentou.

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano em todo o mundo, dos quais, 4 milhões de pessoas morrem prematuramente (com idade entre 30 a 69 anos).

A menos que medidas urgentes sejam tomadas para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para enfrentar o câncer, esta taxa é projetada para aumentar para 6 milhões de mortes prematuras por ano em 2025.

O Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 4 de fevereiro por todo o mundo. A data, instituída pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), propõe aumentar a conscientização sobre a doença, uma das principais causas de morte atualmente. O objetivo da campanha, neste ano de 2013, é derrubar mitos relacionados à doença e apresentar fatos que são verdadeiros à população.

Fonte: Pollyana Carvalho