Piauí tem 1.568 notificações de dengue

Até a última sexta-feira haviam sido registrados 1.290 casos da doença no Piauí.

O novo boletim da Vigilância Epidemiológica do Estado divulgado na manhã dessa terça-feira (1º) mostra que o Estado possui 1.568 notificações de dengue. Teresina lidera o número de registros, com 542 casos. No interior, Piripiri e Matias Olímpio, com 372 e 169 casos, respectivamente, se destacam entre os municípios com maior número de notificações. Até a última sexta-feira haviam sido registrados 1.290 casos da doença no Piauí.

Além de Teresina, Piripiri e Matias Olímpio, as cidades com maior número de notificações são Avelino Lopes (29), Barreiras do Piauí (24), Capitão de Campos (27), Luís Correia (36), Pedro II (38) e São Raimundo Nonato, com 24 casos da doença. Em 2010, no mesmo período, haviam sido registrados 1.064 casos de dengue. O aumento este ano é de 47,4%.

A secretária Lilian Martins afirmou hoje que a Secretaria de Estado da Saúde continua enviando equipes aos municípios com mais notificações para trabalhar junto às autoridades locais da Saúde. Ela, no entanto, alerta que é fundamental a colaboração da sociedade. Segundo a secretária, a população deve permanecer em situação de vigilância e adotar as medidas preventivas no combate ao mosquito.

?O maior número de focos se encontra dentro das casas. É fundamental manter os domicílios limpos, sem lixo acumulado, e também sem água parada. São ações básicas, mas eficientes?.

Durante todo o mês de fevereiro a vigilância Sanitária do Estado realizou ações educativas em várias cidades. Os técnicos da Saúde participaram inclusive de audiências públicas que trataram do tema. A Sesapi também distribuiu capas para reservatórios de água, entre algumas medidas preventivas.

No boletim divulgado, nesta terça-feira (1º), não foi registrado nenhum caso de Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) ou Síndrome do Choque por Dengue (SCD). Até o momento o Piauí possui um único caso de Dengue com Complicação (DCC), ocorrido em Piripiri.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br