Vestibular do Enem começa amanhã: Piauí tem 128.900 inscritos

Vestibular do Enem começa amanhã: Piauí tem 128.900 inscritos

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Piauí supera apenas Sergipe e Alagoas em número de inscritos

Dos mais de 6 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 128.900 são do Piauí. Entre os estados nordestinos, o Piauí supera apenas Sergipe e Alagoas em número de inscrições.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do Ministério da Educação responsável pelas provas, após a exclusão dos candidatos que não confirmaram o pagamento da inscrição. Antes, cerca de 140 mil estudantes piauienses demonstraram a intenção de disputar as provas.

No Estado, três instituições de ensino vão usar parcial ou integralmente as notas do Enem no seu processo de seleção. São elas: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). Para faculdades particulares, o Enem serve como critério para bolsas de estudo, parciais ou integrais, do ProUni.

Uma das principais preocupações dos participantes que concorrerão uma vaga nas universidades, deve ser com o horário. Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h no horário oficial de Brasília. Mas no Piauí, por conta do horário de verão, no qual o Estado não foi inserido, os candidatos terão que se adiantar e chegar às 11h ao local de prova.

A dica do professor Vilton Soares é que os estudantes aproveitem o dia de hoje (os que ainda não sabem onde fica localizado seu local de prova), para conhecer e ver o melhor percurso para conseguir chegar às 11h, no sábado e no domingo.

No primeiro dia, na aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os candidatos terão um tempo de 4h30 para responder as questões. Já para o segundo dia, serão 5h30, para que os participantes respondam as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e ainda produzam a Redação.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, no dia 7 de novembro de 2012. O acesso aos resultados individuais do Enem 2012, estarão disponíveis no dia 28 de dezembro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Fonte: Nayara Felizardo e Aline Damasceno