Piauí terá novo Sistema de Administração Orçamentária

A integração vai facilitar, entre outras coisas, a gestão

Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), tiveram o primeiro contato, nesta segunda-feira (21), com o novo Sistema de Administração Financeira e Orçamentária (Siafe), que será implantado pelo Governo do Estado a partir de 2017. As reuniões seguem até a quinta-feira (24), nos dois turnos, na sala de reuniões da Seplan.

O novo sistema foi apresentado por técnicos da empresa Logus, de Brasília, e tem por objetivo melhorar a administração pública, integrando dados do orçamento, do planejamento, e da execução contábil e financeira do Estado. Atualmente as secretarias do Planejamento e Fazenda trabalham com sistemas não integrados (SiafeM e o Sisnaf, respectivamente). A integração vai facilitar, entre outras coisas, a gestão do orçamento e o acompanhamento das ações do Plano Plurianual, o PPA.

De acordo com o Diretor de Orçamento da Seplan, Vagner Ximenes, o novo sistema é uma excelente aquisição do Estado. “Nosso objetivo é elaborar a LOA (Lei Orçamentária Anual) já com ele em Agosto”, diz ele. Para tanto, os técnicos do Orçamento, Planejamento Estratégico e Sistema de Monitoramento passarão por capacitação ainda no primeiro semestre. Em um segundo momento as informações serão disseminadas para os demais órgãos da administração 

Fonte: Com informações do Portal do Governo