Piauí terá Núcleo de Educação em Urgência e Emergência

Serão beneficiados profissionais de saúde do Estado e acadêmicos

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu técnicos do Instituto do Coração (InCor) para discutir a implantação do Núcleo de Educação em Saúde especialmente nas áreas de urgência e emergência. As reuniões iniciais ocorreram entre o secretário de Saúde, Francisco Costa, e o diretor de Treinamento do Incor, Sérgio Timerman.

De acordo com Francisco Costa, a expectativa é que, com a estruturação física e de equipamentos do Núcleo, inicie-se a capacitação de multiplicadores. “Com isso, possamos aplicar esses conhecimentos, treinamentos e simulações a diversos profissionais da saúde não só do quadro da Secretaria de Saúde, mas também os acadêmicos da área, a profissionais na pós-graduação em saúde, bem como trabalhar a orientação da população em geral", frisa.

Com a implantação do Núcleo, profissionais de saúde do Piauí terão a oportunidade de ser capacitados num ciclo de aprendizagem que engloba a qualificação na área em que o profissional atual, treinamento de habilidades individuais, incluindo aprendizagem em ambiente virtual, depois em ambiente de simulação, treinamento com a equipe e por fim a prática clínica.

Nesse processo de aprendizagem, Timerman enumera a simulação como uma das mais importantes ferramentas para potencializar as habilidades e conhecimentos dos profissionais. “A ideia desse Núcleo é que a gente treine, retreine, de maneira contínua esses profissionais da saúde, para que o Estado tenha pessoas altamente habilitadas para trabalhar dentro de emergência, ou qualquer outro serviço, de saúde, tanto hospitalar, como ambulatorial”, declarou.

O Núcleo tem como proposta aproveitar a experiência existente no centro de treinamento do Incor para que o Piauí possa ser um centro formador e de excelência. 

Fonte: Com informações do Portal do Governo