Piauí: urnas que serão usadas nas eleições começam a ser preparadas

TRE começará a programar as urnas nesta quarta-feira (14)

De 14 a 28 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vai realizar as audiências públicas de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas para as eleições 2016. Durante o procedimento, as urnas receberão os cartões de memória com dados como nome, número, cargo, partido e fotografia dos candidatos aptos a concorrerem ao pleito. Serão inseridas também as informações dos eleitores por seção eleitoral e as memórias de resultado. 

De acordo com a coordenadora de eleições informatizadas, Silvani Maia, todos os equipamentos já foram devidamente encaminhados às zonas eleitorais. "O TRE-PI já encaminhou às zonas eleitorais o kit composto com os lacres emitidos pela casa da moeda, para lacrar os espaços obrigatórios da urna após a audiência, além das mídias necessárias como flashes de carga, de votação e mídias de resultado. Todos esses equipamentos já foram disponibilizados às zonas para que seja iniciado esse momento que chamamos de geração de mídias, cargas e lacres das urnas."

As zonas eleitorais sediadas nos municípios de Alto Longá (42ª), Padre Marcos (68ª), Arraial (77ª) e Campo Maior (96ª) realizarão suas audiências no dia 14 de setembro, sendo as primeiras a procederem com a geração das mídias. Em Teresina, as audiências ocorrerão nos dias 16, 20, 21 e 22 de setembro. 

As audiências de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas poderão ser acompanhadas por representantes de partidos políticos, coligações, Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e população em geral. No Piauí, 10.162 urnas eletrônicas serão preparadas para as eleições 2016. Do total, 1.775 funcionarão como reserva para suprir eventualidades.


Urna eletrônica (Crédito: Reprodução)
Urna eletrônica (Crédito: Reprodução)


Fonte: Portal Meio Norte