Piauiense comprova ação anti-inflamatória do sebo de carneiro

Piauiense comprova ação anti-inflamatória do sebo de carneiro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos mercados e feiras populares, ou até mesmo na conversa com os nossos avós, é comum ouvir que o sebo de carneiro é um ‘santo remédio’ para diminuir a inflamação. 

A crendice passada de geração a geração, em muitas ocasiões, não é levada a sério e sequer tem sua efetividade comprovada, mas buscando estudar se essa tradição é mito ou verdade, o fisioterapeuta Marcelino Martins resolveu pesquisar em sua dissertação de mestrado os reais benefícios desta matéria-prima.

Desse modo, após meses de pesquisas e testes em laboratórios, em que foi induzida uma tendinite em cinquenta ratos, chegou-se a resultados surpreendentes. 

O tratamento em que a base foi o sebo de carneiro se mostrou mais efetivo que os convencionais, utilizados diariamente pelos médicos, reduzindo o número de células inflamatórias em sete e 14 dias, dependendo do método aplicado.

Estudo comprova sabedoria popular
Para Martins, um dos grandes objetivos é que o estudo seja popularizado e possa ajudar a comunidade em geral. “O tratamento com o sebo é mais barato, sendo que o nosso trabalho foi justamente mostrar que havia validade na sabedoria popular”, aponta. 




O pesquisador afirma que o uso caseiro não apresenta grandes diferenças da composição aplicada no laboratório. “Sua utilização diretamente, mesmo sem o uso de outros produtos, demonstra eficácia”, afirma.

A prática do tratamento com a matéria-prima é transmitida principalmente no interior e por ser encontrado facilmente no Estado reitera ainda mais a importância da descoberta.

“Nas cidades interioranas é difícil ver uma casa que não tenha o sebo de carneiro, é algo que já está impregnado na cultura local, e que é correto”, aponta o fisioterapeuta.

Agora, as atenções se voltam para a continuação nos estudos, de modo que possa evidenciar os efeitos benéficos do tratamento, visando atingir no futuro esferas maiores. 

O caso mostra que é possível encontrar alternativas para os procedimentos atuais, constatando a relevância na comprovação dos agentes cicatrizantes reverberados pela cultura piauiense. “Já recebemos o convite de cerca de 15 países para exibir o nosso trabalho”, destaca Martins.

Inovação 
As conquistas possibilitadas pela pesquisa mostram uma saída inovadora para o tratamento da tendinite, comum na prática esportiva (correspondendo entre 30% a 50%). 

“Tais lesões constituem-se em um grande problema de saúde nos países industrializados, precipitada nos dias atuais pela força de trabalho de uma mão de obra recente, com a ocupação das pessoas exigindo uma série contínua de movimentos repetitivos”, aponta o fisioterapeuta Marcelino Martins.

Além disso, o sebo de carneiro pode contribuir na melhoria de outros tipos de lesões, ou cicatrizes e problemas em geral. “Pode ser empregado nas sequelas de acidentes, por exemplo, na lombalgia, no auxílio ao tratamento de problemas respiratórios, ou seja, tem várias utilidades”, garante.

A popularidade do produto, contudo, deve estar ligada atenciosamente ao cuidado de não passar da dose, vale lembrar que estudos mais abrangentes serão realizados.

Nessa hora vale contar com o bom senso. O alerta também é para que essas medidas alternativas sejam informadas ao médico responsável, manter um elo saudável de comunicação é sempre o melhor caminho.

O sebo do carneiro pode ser também um aliado na diminuição da dor. “Várias propostas poderão ser utilizadas, tendo em vista a ampliação da utilização em patologias inflamatórias, como: artroses, artrites, bursites, algias em geral, na tentativa de contribuir para minorar a dor e os processos inflamatórios”, finaliza.

Venda é intensa 
No Mercado Central, em Teresina, é fácil encontrar produtos que utilizam o sebo de carneiro como matéria-prima, de gel a creme, o preço médio é R$ 5 e a promessa de benefícios é grande.

“As pessoas procuram bastante, todos eles vendem com frequência. Elas procuram para fazer massagem pra dor, e também pra passar no pé”, explica a comerciante Cleidiane Moraes.

O uso nos pés vai além e chega a ambicionar uma questão estética. “Eu estive passando o creme e já estão achando que as rachaduras neles diminuíram, e assim muita gente vem procurar o sebo de carneiro, fora que quando vem no potinho, vem cheiroso”, garante a vendedora Maria Sousa.

Com essa característica, a maioria do público que procura é o feminino, isso não significa que os homens deixem de adquirir os produtos. “Pra eles sai mais é o gel, para passar em alguma batida, ou depois do futebol”, conta Moraes.

O preço camarada é um atrativo que mantém o produto no topo das buscas e não deixa a tradição morrer. “É algo que é da nossa terra, por isso temos que pesquisar e estudar se realmente ele age de modo benéfico”, complementa o fisioterapeuta Marcelino Martins.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES