Piauienses opinam sobre horário de verão que começa hoje (16)

Piauí não entra no grupo de estados que adota o novo horário.

Começou à 00h00 de hoje o horário brasileiro de verão. Para grande parte da população do país, é hora de se adaptar a novos horários e um ritmo de vida ligeiramente diferente. Mas o que os piauienses – que não entram no grupo de estados que adota o novo horário – acham dessa modificação?

A maioria reclama, e as queixas se concentram nos assuntos ligados à programação da TV. “Os jornais que a gente gosta mudam de horário, e todo mundo acaba ficando um pouco perdido”, disse o autônomo Antônio Silva Filho, que trabalha reformando calçados na praça Rio Branco, no centro de Teresina. Ele alerta ainda para o fato de que o fim antecipado do expediente em alguns estabelecimentos (como bancos) pode mudar os hábitos de alguns consumidores, podendo até mesmo diminuir o movimento.

O vendedor Carlos Alberto Brandão, que também trabalha no centro, é outro que reclama da hora a menos na programação televisiva. “Eu acordo cedo e, quando penso que vou ver os programas que gosto de assistir naquele determinado horário, está passando outra coisa. A gente se acostuma, mas dá um pouco de trabalho”, disse ele, afirmando também que não concorda com a medida adotada para economizar energia nos estados participantes. “Quem acorda ceda, vai acordar mais cedo ainda e, inevitavelmente, vai acabar acendendo as luzes de casa”.

A dona de casa Célia Maria Silva argumentou a favor da modificação. O motivo? “Passo a acompanhar minhas novelas mais cedo”, disse ela. O horário de verão termina no dia 26 de fevereiro de 2012. Estão inclusos os estados da região sul, sudeste e centro oeste.

As unidades federativas da região norte e nordeste ficam de fora – com exceção da Bahia, que passou a ser incluída a partir deste ano, fato que vem gerando polêmica entre a população do estado, que terá de acostumar-se a acordar bem mais cedo.

Fonte: Dowglas Lima