Placa em Fortaleza erra 2 vezes: no inglês e também no português

Placa em Fortaleza erra 2 vezes: no inglês e também no português

Dnit diz que vai remover a placa

Uma placa de sinalização na BR-116, na entrada de Fortaleza, no Bairro Aerolândia, não causa boa impressão aos moradores e visitantes que chegam à cidade. A placa padrão de boas-vindas traz erros em português e inglês: uso incorreto do acento que indica crase e a falta do hífen em ?Seja bem vindo à Fortaleza? e a grafia errada de ?welcome? em ?Wellcome to Fortaleza?.

As falhas chamaram atenção do estudante Felipe Rodrigo Xavier, de 23 anos, quando voltava de viagem do município de Fortim pela rodovia federal. ?Quando tem placa, ainda fazem errado. Um erro primário desse?, comenta. O estudante enviou uma foto feita nesta terça-feira (7). ?Mandei para ver se eles mudam. Quem passa lá vai pensar que todo mundo fala errado aqui?, diz Felipe que trabalha como estagiário em uma agência de viagens.

O professor de português, Deibtt Guedes, explica que a crase não pode ser aplicada nesse caso porque o substantivo ?Fortaleza? não exige artigo acompanhado da preposição.

Nota da redação: o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é o responsável pela instalação da placa. A superintendência do órgão em Fortaleza afirmou nesta quinta-feira (9) que providencia a retirada da placa que traz os erros.

Fonte: G1