Placas de concreto despencam de canteiro de obras do metrô e atingem pedestre

- Partes das grades, dos tapumes e dos materiais de concreto caíram em cima dele. Tinha muita coisa encostada na grade, com certeza mal estocada. Não caiu em cima de mim por muito pouco.

Peças de concreto que estavam estocadas no canteiro de obras da Linha 4 do Metrô na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, tombaram sobre a calçada da Avenida Visconde de Pirajá, na altura do número 350, às 11h45min desta quarta-feira. Um homem ficou preso sob os escombros e foi retirado pela equipe médica do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras. A vítima saiu lúcida, com quadro aparentemente estável, e foi encaminhada o Hospital São Lucas, em Copacabana. De acordo com moradores, outras pessoas teriam sido atingidas. A assessoria de imprensa do consórcio diz que até o momento não teve confirmação sobre outras vítimas. A área do acidente foi tampada com uma lona preta e agentes do Corpo de Bombeiros trabalham no local.

A fisioterapeuta Marjorye Brandão passava pela calçada no momento do acidente e estava na frente do senhor que foi atingido. Segundo ela, a vítima chegou a ficar desacordada e sofreu cortes profundos nos dois braços:

- Partes das grades, dos tapumes e dos materiais de concreto caíram em cima dele. Tinha muita coisa encostada na grade, com certeza mal estocada. Não caiu em cima de mim por muito pouco.

O aposentado Michael Leandro Silva, de 78 anos, estava conversando na calçada com amigos no momento do acidente e ouviu um barulho parecido com "um estouro". Logo depois, formou-se uma nuvem de poeira sobre a praça. Após a poeira se dissipar, Silva viu uma pilha de materiais de concreto e ferro, além de parte do tapume que protegia a calçada, no chão.

- Foi desesperador. Primeiro, achei que tinham explodido algum cabeção de nego por brincadeira. Mas, quando vi a nuvem de poeira e todo aquele material de obra no chão, pensei que havia uma bomba de verdade. Logo depois, foi uma correria entre os funcionários da Linha 4, e entendi que se tratava de mais um acidente causado pela obra - disse.

Equipes do Corpo de Bombeiros isolaram o trecho para iniciar o trabalho de retirada dos escombros.De acordo com a corporação, homens do quartel de Copacabana foram acionados para ocorrência por volta das 11h55m.

Segundo o morador José Conde Rocha, um forte barulho foi ouvido no momento em que as placas derrubaram as grades da praça caindo sobre a calçada.

— Não cheguei a ver, mas disseram que um senhor que passava ficou ferido e foi levado por bombeiros ao hospital. Por sorte, essas placas não caíram sobre quiosque de flores, que fica próximo — afirmou.

De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, um faixa da Rua Visconde de Pirajá está interditada, na altura da Praça Nossa Senhora da Paz. O trânsito apresenta retenção no trecho. O motorista pode optar pela Avenida Vieira Souto, que tem boas condições de tráfego.

O Consórcio Linha 4 Sul informou que o pedestre foi socorrido pela equipe médica da obra da Linha 4 e levado para o Hospital São Lucas, em Copacabana, em uma ambulância do consórcio. Ele está lúcido e passa por exames. O consórcio informou ainda que está prestando a assistência necessária à vítima e apura as causas do acidente.




Fonte: Globo.com