Plataforma Teresina 2030 será lançada na próxima terça-feira (26)

O lançamento acontece no Teatro do Boi, no bairro Matadouro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina lança, na próxima terça-feira (26), a Plataforma Teresina 2030. O evento marca o início da estratégia de abertura de dados para o desenvolvimento sustentável da capital piauiense. O lançamento acontece no Teatro do Boi, no bairro Matadouro, a partir das 19h.

O lançamento da plataforma terá palestras do chefe da unidade de inovação da Organização dos Estados Americanos (OEA), Silveiro Zebral; do cofundador da rede social Colab, Gustavo Maia; e da gerente de conhecimento da Comunitas, Bruna Santos. Durante o evento, será divulgada a equipe vencedora da Hackathon THE 2030, maratona digital que começa nesta sexta-feira (22) e segue até amanhã no Mirante da Ponte Estaiada.

“A Teresina 2030 é a plataforma aberta da cidade, onde todos poderão monitorar o desenvolvimento da cidade, através de mapas interativos, dados abertos e programas de capacitação para gestores e sociedade civil em planejamento colaborativo. A plataforma traz mais transparência ao setor público”, afirma a coordenadora da Agenda 2030, Gabriela Uchoa.

Por meio da plataforma é possível saber o que está acontecendo na cidade. As informações disponibilizadas na plataforma serão fornecidas de forma dinâmica e em diversos formatos. “Os dados dos bairros, por exemplos, estarão também em mapas, que permite a melhor visualização e compreensão. Os formatos também são os mais diversos, como Java, o que permite que cada usuário baixe esses dados no formato mais adequado para sua necessidade”, explica.

Uma pactuação entre poder público e sociedade, a Agenda 2030 de Teresina, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Cidade Sustentável, Cidade de Oportunidades, Cidade de Direitos, Cidade Criativa e Governança Eficiente – e traz um plano de metas e ações para a construção de cidade de forma sustentável.

“As informações fornecidas pela Teresina 2030 permitem que estudantes, pesquisadores, empreendedores e a população em geral conheçam melhor a cidade e dela se apropriem. A intenção é promover o desenvolvimento sustentável e a participação social, difundindo a cultura da transparência”, finaliza o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES