Plataforma Teresina e-você é apresentada nos Estados Unidos

A página da plataforma teve mais de 30 mil acessos.

O secretário de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, apresentou, na tarde de terça-feira (28), a plataforma digital Teresina e-você durante workshop sobre “Prevenção da violência juvenil em territórios com múltiplas formas de exclusão: experiências da América Latina”. O evento aconteceu em Baltimore, nos Estados Unidos, e é promovido pelo Departamento de Justiça do Governo Americano.

Durante o encontro, o gestor apresentou a plataforma como ferramenta que vem sendo usada pelo município de Teresina para lidar com a violência juvenil. No final do ano passado, os jovens foram convidados a apresentar ideias com base na pergunta: “Como a juventude pode contribuir para reduzir o consumo de drogas e construir uma cultura de paz?”.

“O Teresina e-você permitiu que os jovens pensassem sobre soluções para a violência na área de intervenção do Programa Lagoas do Norte. Foram 173 projetos inscritos, sendo dez executados após avaliação de uma comissão e votação popular”, relatou Washington Bonfim, A página da plataforma teve mais de 30 mil acessos. 

Alguns dos projetos vencedores da Plataforma Teresina e-você começam a colher resultados. Um deles é o Atletismo no Bairro, que atende mais de 50 crianças e jovens que moram no entorno do Parque. A equipe já venceu três etapas do Campeonato Piauiense de Atletismo disputados neste semestre.

“Esses jovens estão tendo a oportunidade de ter uma vida diferente através do esporte. E isso proporcionado a partir da ideia de um jovem. É preciso incluir a sociedade nessas discussões sobre violência”, comentou.

 Junto com Teresina, a cidade argentina de Córdoba e as colombianas Medellin e Cali apresentaram as abordagens usadas para prevenção da violência juvenil, os seus desafios e sucesso obtidos. Além disso, foi destacado o envolvimento dos jovens e das comunidades das ações propostas pelo estado.  

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina