Pnage irá capacitar agentes para salas da cidadania

O objetivo da capacitação dos agentes do Programa Salas da Cidadania é mostrar a essas pessoas como funcionam essas salas nos municípios

O pessoal que vai trabalhar nas salas e Espaços da Cidadania no Piauí vão passar por uma capacitação a ser realizada nesta quarta-feira,14, a partir das 8h, no auditório do Espaço da Cidadania, em Teresina. Vão participar representantes de 18 municípios, o evento é promovido pelo Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (Pnage).

O objetivo da capacitação dos agentes do Programa Salas da Cidadania é mostrar a essas pessoas como funcionam essas salas nos municípios. No Piauí já foram inauguradas seis, mas ao todo serão 130 que vão expedir documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento e CPT. ?Documentos básicos ao cidadão?, explica a assessora do Pnage, Arcanja Viana.

As Salas da Cidadania estão sendo implantadas através de convênio entre o Governo do Estado (Secretaria da Administração), Pnage e prefeituras, estas, cedem o prédio e o pessoal para atender ao cidadão. A assessora informa que na capacitação os representantes dos órgãos que vão atuar nas Salas vão explicar o funcionamento e depois haverá a capacitação dos agentes que irão trabalhar no atendimento ao público.

A abertura do evento será às 8h, com a presença do coordenador estadual do Pnage, Raimundo Pereira, e depois haverá palestra do consultor Daniel Anemberg, que vai falar sobre o novo modelo de gestão de atendimento ao cidadão do Estado do Piauí. O coordenador de Direitos Humanos e da Juventude, Alci Marcus, falará sobre o Programa Nacional de Registro de Nascimento - procedimentos operacionais, e Leila Cristiane, da Secretaria de Segurança, explicará como é o processo de expedição da Carteira de Identidade.

Às 14h, um representante do Serviço Nacional de Emprego vai informar sobre os serviços oferecidos pelo órgão e, por último, um técnico de informática do Pnage vai falar a cerca do cadastro de pessoas física e base operacionais.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br