Polícia assume erro, e rapaz preso injustamente por matar jovem será solto

Delegacia de Homicídios afirmou ter prendido o criminoso certo, que identificou outro jovem como cúmplice. Matheus Lessa morreu ao se colocar na linha tiro para proteger a mãe.

Leonardo Nascimento foi preso injustamente; família ajudou a provar a inocência | Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Leonardo Nascimento, preso no último dia 16 apontado como autor do latrocínio contra Matheus dos Santos Lessa, será solto nesta quarta-feira (23). Desde que foi detido, a família jurava inocência e chegou a mostrar imagens de câmeras de segurança para tentar comprovar o álibi.

A própria Polícia Civil assumiu o erro e pediu à Justiça a revogação da prisão ao identificar a dupla que assaltou um mercadinho em Pedra de Guaratiba, no dia 15. Um outro homem foi preso, e disse que o cúmplice do latrocínio não era Leonardo.

Matheus foi morto ao defender a mãe dos ladrões no mercadinho da família.

Policiais da Delegacia de Homicídios da capital prenderam Yuri Gladstone Guimarães em Campo Grande, na noite desta terça-feira (22). Segundo a DH, Yuri confessou ter participado do assalto e entregou o comparsa, Adelito Santana de Oliveira.

O juiz Ricardo Coimbra da Silva Starling expediu os mandados de prisão de Yuri e de Adelito, que está foragido. O magistrado também revogou a prisão de Leonardo.

Para advogada de Leonardo, houve erro na hora do reconhecimento de Leonardo na delegacia.

“O Leonardo é muito semelhante ao que foi descrito pelas vítimas, mas houve um reconhecimento com pessoas de etnias diferentes daquela do Leonardo, ou seja, duas pessoas brancas (...) O Leonardo é negro, com características da pessoa do delito, isso pode ter induzido as vítimas ao erro”, disse Ingrid Dantas.

A defesa conseguiu vídeos de câmeras de segurança que registraram o jovem andando perto do condomínio onde mora no dia e na hora que Matheus foi assassinado.

Nas imagens da rua, às 18h46 do dia 15, ele aparece caminhando indo pra um campo de futebol. Cerca de 20 minutos depois, às 19h09, já está voltando pra casa.

O assalto ao mercado aconteceu pouco antes da 19h, a três quilômetros dali. Testemunhas do crime contaram que o assassino estava de camisa branca. Nas Imagens, Leonardo aparece com uma regata colorida.

“O Leonardo foi vítima de uma fake news. Uma foto que circulou irresponsavelmente por Facebook, por WhatsApp, apontando rapazes muito semelhantes a ele como possíveis autores do delito”, acrescentou a advogada.

Como foi o crime

Yuri Gladstone Guimarães, apontado como coautor do latrocínio de Matheus Lessa — Foto: PCERJ



Por volta das 19h30 do dia 15, dois ladrões chegaram ao estabelecimento, na Rua Francisco Furtado, e exigiram o dinheiro do caixa. Quando a mãe do estudante disse que não tinha mais nada, os bandidos a ameaçaram.

Nesse momento, Matheus se jogou na frente da mãe e acabou baleado - os bandidos fugiram logo em seguida. O jovem ainda foi socorrido, mas morreu a caminho do Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande.

Matheus havia acabado de se formar em Psicologia e se preparava a festa de conclusão de curso. O estudante foi enterrado na última quinta-feira (17), no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES