Polícia Civil do Piauí incentiva corporação para doação de medula óssea

Você, policial civil, faça a diferença. Pratique mais este gesto de heroísmo. Sua missão é salvar vidas.

Em um ato de heroísmo e pensando na vida do próximo, a Polícia Civil do Piauí está convocando a todos da corporação a ajudar a salvar vidas, sendo um doador de medula óssea. De acordo com a Polícia Civil, os policiais têm que fazer a diferença, praticando este gesto de heroísmo, a missão deles é salvar vidas, seja qual for a circunstância.

Segundo a Polícia Civil, só quem já passou pelo desafio de enfrentar o problema da leucemia sabe da importância da doação de medula óssea. E poucas pessoas se dispõem a fazer parte de um cadastro capaz de salvar vidas em todo o mundo. Para quem sofre a enfermidade, encontrar um doador compatível é a diferença entre a vida e a morte.

Para ser um doador a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos, estar com boa saúde, preencher um formulário com os dados pessoais e logo depois é coletada uma amostra de sangue com 5ml a 10ml para teste, que determina as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil! Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele é convidado para fazer exames complementares e fazer a doação.

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. É muito importante que sejam mantidos atualizados os dados cadastrais para facilitar e agilizar a chamada do doador no momento exato. Para fazer a doação é só procurar o Hemocentro do Piauí localizado à rua Primeiro de Maio, 235/Sul, cujo horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7 horas às 18 horas.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Governo do Piauí