2º dia do Encontro de Blogueiros é realizado com palestras

O evento é marcado por oficinas no Blue Tree Towers.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A manhã deste sábado (13) foi de aprendizado e palestras no segundo dia do 6° Encontro de Blogueiros do Portal Meio Norte, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel. Para iniciar, os nossos correspondentes tiveram um momento de exercício através da prática da ginástica laboral com o professor Jean Douglas e Helena do curso de Fisioterapia da Estácio-CEUT.

"Os exercícios laborais visam fazer com que o corpo entre durante o processo da jornada de trabalho fique sempre em movimento, ou seja, de forma que os sintomas, as dores nas articulações não apareçam com tanta intensidade. Então a prática do exercício a cada 5 minutos, a cada 1 hora, isso já é o suficiente para que você tenha uma jornada de trabalho de 6 horas sem dores, sem estresse, mesmo porque quando você está em uma atividade prolongada e começa a sentir dor, a dor na verdade bloqueia o processo de rendimento", afirmou o professor.  

Diretores exaltam a importância do encontro para o aprendizado

 A mesa de boas vindas foi formada pelo diretor de jornalismo do Grupo Meio Norte, José Osmando Araújo, diretor de programação Wrias Moura e o coordenador do meionorte.com, André Moura, que exaltaram a importância dos blogueiros no 'fazer jornalismo' do Piauí.

"Vocês representam o Piauí, cada um na profundidade expressa o que cada parte do Piauí manifesta e isso forma um todo e é um todo que tem a permanente preocupação de todos os meios de oferecer um jornalismo de qualidade, comprometido com o bem estar das pessoas. Queremos um jornalismo que exalte as nossas grandezas, as nossas virtudes que atenda a todas as pessoas, que preste serviço, este é o nosso principal papel, é prestar serviço para pessoas, é permitir que cada um fique sendo informado e seja também servido, esse é o papel essencial e cada um de vocês realiza um trabalho maravilhoso, vocês prestam uma colaboração ao Grupo Meio Norte", afirmou José Osmando.

José Osmando apontou ainda que o trabalho de jornalismo no interior do estado é de extrema importância e enalteceu dados: "Todas as pesquisas mostram que Teresina tem em torno de 67% das pessoas que aqui vivem e tem um pé no interior do Piauí. Esse papel é fundamental e vocês podem contribuir para engrandecer o Portal Meio Norte, o Meio Norte Online, as rádios ,a TV porque nós utilizamos vocês como um crossmedia em todos os nossos meios", disse.

O coordenador do portal Meio Norte, André Moura, agradeceu a presença dos correspondentes e pediu para que todos aproveitem a grande programação. "Vocês fazem um trabalho brilhante e cada vez mais esse trabalho é conjunto com todos os veículos do sistema Meio Norte. A programação foi feita pensando nisso, espero que aproveitem cada momento, cada palestra e oficina", declarou.  

Advogado ministra palestra sobre regras eleitorais

O advogado especialista em Direito Eleitoral Rafael Melo, participou do segundo dia de programação do 6º Encontro de Blogueiros, realizado neste sábado (13), no Blue Tree, onde esclareceu sobre as novas regras estabelecidas pela resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições de 2016. Ele orientou sobre as regras de veiculação de matérias jornalísticas na internet durante o período em que antecede o pleito municipal, que acontece no próximo dia 2 de outubro.

“Noticiar o fato, o blogueiro tem total liberdade para fazer, mas o que não pode ser feito é tendenciar um ponto de vista, ou avaliação pessoal”, destacou o advogado, em relação às recomendações para a produção das matérias. Os participantes do encontro participaram de forma ativa da palestra, tirando dúvidas e adquirindo conhecimento sobre como deve ser a abordagem jornalística.

O especialista lembrou que na internet é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga, de acordo com a Lei nº 9.504/1997.“É vedada, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral na internet. O descumprimento dessas determinações implica em multas que variam de R$ 5 a R$ 30 mil”, afirmou Rafael Melo. Além disso, algumas condutas podem ser consideradas abusivas e gerar cassação, inelegibilidade e até multas maiores.

De acordo com o advogado, a redução do período eleitoral para 45 dias foi determinada para estabelecer a igualdade da campanha entre os candidatos. “Durante as entrevistas, é preciso disponibilizar o mesmo período de duração, tamanho de matéria e se possível até mesmo o local onde são feitas as fotos. É preciso tratar os candidatos de forma igual, com isonomia”, enfatizou.

Para o blogueiro Orlando Paiva, do município de Porto (160 km de Teresina), a importância da palestra é muito grande, pois traz esclarecimentos sobre como deve ser o trabalho do blogueiro no interior durante o período eleitoral. “Esse momento é muito importante, porque tira as nossas dúvidas sobre o que nós podemos fazer e o Portal Meio Norte proporcionar para nós blogueiros, um advogado para nos orientar é fundamental para a realização do nosso trabalho de forma isenta e imparcial e principalmente dentro da lei”, pontuou.


Coffee break

Após palestra do advogado especialista em Direito Eleitoral Rafael Melo, os blogueiros participaram de um coffee break, momento para interação entre os participantes e ideal para recarregar as energias. Afinal de contas, o 6ª Encontro de Blogueiros segue com palestras e oficinas.

O blogueiro de São Miguel do Tapuio, Felipe Germano, elogiou a palestra e disse  estar aproveitando o coffee break. “Com essa palestra finalizamos uma importante parte deste evento. A palestra sobre Legislação Eleitoral nos deu assistência e nos tirou dúvidas para podermos trabalhar com transparência nestas eleições. Agora nós estamos aqui nessa pausa que também nos auxilia para seguirmos firmes até o fim do avento”, disse

Gustavo Alleff, blogueiro do município de Cajazeiras, diz que aproveitou o coffee break para relaxar. “Eu acho que é um momento para descontração e renovação das forças”, lembrou.

Kairo Amaral compartilha experiência com blogueiros

O correspondente da Rede Meio Norte em Parnaíba, Kairo Amaral, também participou da programação do 6° Encontro de Blogueiros, onde compartilhou um pouco da sua experiência profissional e ressaltou a importância da postagem nos blogs do interior do Piauí.

" Eu comecei a minha carreira aos 15 anos e tenho apenas 20. Sempre me dediquei ao máximo, foi quando comecei a escrever de maneira constante no Portal Costa Norte e através do meu material foi descoberta a minha capacidade de fazer participações na televisão Costa Norte. Eu fazia qualquer coisa na madrugada, sempre buscando uma informação para furar a concorrência para estar em destaque dentro do portal. Até que um dia o Ieldyson Vasconcelos começou a me chamar de 'menino prodígio' e vendeu esse nome para todo mundo e todos os apresentadores pegaram", afirmou Kairo.

O repórter declarou ainda que atualmente entra cinco vezes ao vivo na programação da Rede Meio Norte com os principais destaques do Norte do Piauí: "Hoje eu entro no Bom Dia Meio Norte, Ronda, Agora, Patrulha e 70 Minutos e também acabo entrando em outros quando tem algum fato de relevância no município. Paralelo a isso eu desempenho um trabalho de apoio ao crossmedia do grupo, dando apoio logístico ao portal, jornal e até na rádio Boa que tem um jornal pela manhã apresentado pela Cinthia Lages e Arimatea Carvalho", destacou.

"É interessante vocês estarem alimentando o blog de vocês, eu surgi da internet, eu surgi da ideia de fazer o diferente, a dedicação de cada um faz com que vocês sejam lembrados, o grupo Meio Norte dá oportunidade para aqueles que se interessam. Hoje já estamos a um ano e seis meses em Parnaíba e a cerca de cinco meses após eu começar a dar um retorno através de contatos comerciais grandes na cidade eu tenho muito mais estrutura para fazer o meu trabalho. Você tem que trabalhar com o que você ama, precisa mostrar serviço, estar disponível para a empresa, não esqueçam que sempre tem um retorno", aconselhou o correspondente.

Mundi realiza palestra de como gerar tráfego através do Google

O diretor do Grupo Mundi Tecnologia Anderson Soares, ministrou uma palestra sobre as estratégias de como gerar tráfego via Google (SEO), para melhorar o posicionamento dos endereços eletrônicos dos blogueiros na busca dentro da internet. Ele destacou algumas estratégias básicas para aumentar a relevância do blog.

Anderson destacou as técnicas que devem ser aplicadas em páginas e sites com o intuito de obter aplicações com um melhor posicionamento em relação a outros sites. Além das instruções sobre como deve ser a arquitetura do site, Anderson enfatizou da relevância do conteúdo desse blog e também o monitoramento da performance.

“Nós acompanhamos e monitoramos os principais sites de notícias do Piauí e os números apontam que o Portal Meio Norte é o maior do Piauí, sendo o mais acessado com mais de 200 mil acessos únicos diários”, afirmou.

De acordo com o estrategista de sistemas de internet, é preciso passar uma boa experiência de utilização para o usuário, com um texto que seja fácil e de rápido entendimento, além da qualidade, com metas regulares de produção de conteúdo, assim como aplicação de links. Tudo para melhorar o posicionamento do blog junto ao Google.

“A cópia de conteúdo é pior atitude que pode acontecer em relação às regras do Google, por isso deve ser evitada sempre. Afinal de contas, o conteúdo deve ser inédito e único”, recomendou. Anderson ainda orientou que a produção deve acontecer em cima daquilo que as pessoas mais buscam na internet.

Especialista em mídias sociais dá dicas de acesso das redes para os blogs

A última palestra do encontro foi ministrada pelo  consultor de marketing e especialista em mídias sociais, Yako Guerra, que explicou como aliar a estratégia de repercussão dos blogs às redes sociais.

De acordo com ele, a rede social é um dos melhores terrenos para se trabalhar por conta da rapidez da informação: "Nós trabalhamos com conteúdo, temos agilidade para dar a informação primeiro, ao mesmo tempo pode ser muito problemático. Podemos estar sujeitos a pecar por passar uma informação incompleta ou que não é real. Isso pode acontecer muito e uma dica para o jornalismo é você ter uma preocupação grande com a apuração dos fatos. Se você coloca no Facebook uma matéria que tem um número ou nome errado as pessoas podem questionar aquilo muito rápido, a atenção do leitor vai só para aquele erro, isso serve também na questão do português, quando vamos publicar alguma coisa no Facebook, leia três vezes, se você errou uma letra, as pessoas não vão olhar para o teu conteúdo vão olhar para o teu erro. Na internet está cheio de gente para questionar o que você está publicando", afirmou o consultor.

Ainda segundo ele, os comunicadores devem saber o que estão publicando, entender o conteúdo da matéria publicada: "A rede social gera tráfego para o site, você tem que pensar se você fez uma matéria bacana e publicou você quer que as pessoas cliquem no link e vejam o conteúdo, usem a rede social com esse bem especifico de gerar esse tráfego. Se na própria postagem você já entrega então por que as pessoas vão entrar naquele link? Você tem que pensar fora da caixa, usar a criatividade e descobrir como fazer isso", aconselhou.

Sorteio de brindes

Tradicionalmente, o Encontro de Blogueiros realiza um sorteio de brindes especiais para os participantes do evento. Em sorteio realizado pelo diretor presidente do Grupo Meio Norte de Comunicação e o coordenador de municípios Thiago Monteiro os ganhadores foram:

Prêmio – Nome – Municpipio:

Netbook - Sebastião - Piripiri

Celular – Izaias Nascimento – Ipiranga

Celular – Gildevan – Vera Mendes

Celular - Orlando Paiva – Porto

Tablet – Sarah Maia – Alegrete

Tablet – Francisco Sousa – Cajazeiras

Tablet – Jorgeana - Capitão de Campos

Carregador portátil de celular – Laureane – São Félix do Piauí

Carregador de portátil de celular – Felipe Germano - São Miguel do Tapuio

Mochila – Gustavo Nunes - Francisco Ayres

Mochila – Edilene – Parnarama

Mochila – Fabrício Sousa - Santa Rosa

Encerramento

O diretor presidente do Grupo Meio Norte de Comunicação, Paulo Guimarães, realizou o pronunciamento de encerramento da sexta edição do Encontro de Blogueiros, do Portal Meio Norte, e pontuou a relevância do trabalho realizado pelos blogueiros dentro das suas cidades e lembrou a força do canal de comunicação em que atuam para fazer a diferença dentro da internet, na geração de audiência e repercussão.

“Na cidade, região que vocês estão inseridos, vocês se tornaram um canal de comunicação para a cidade, uma referência. As pessoas querem se ver, querem saber os fatos que acontecem na sua cidade. Existem também as pessoas que se mudaram, mas gostam de saber o que acontece no seu município, mesmo de longe. Quando iniciamos a primeira edição do encontro, a internet ainda não tinha tanta força, mas atualmente a web já tem mais forças do que outros canais de comunicação. Vocês têm nas mãos um grande meio de comunicação para a comunidade de cada um, são um canal de notícias boas e ruins. Saibam que o mais importante desse processo, são vocês”, declarou.

Evento encerra com feijoada

O 6ª Encontro de Blogueiros encerrou com uma feijoada no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel. Após dois dias com atividades, oficinas interativas e palestras com nomes conceituados em todo o Estado, o evento se consolida mais uma vez como uma oportunidade para troca de experiência e atualização de conhecimento, como reforça o coordenador do Meionorte.com, André Moura.

"O evento foi um sucesso. Nós, digo todos que fazemos parte do Grupo Meio Norte, ficamos satisfeitos e acreditamos que nesse caso o evento foi marcado pela maior participação dos blogueiros, que é o nosso objetivo”, enfatizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES