8º Distrito Policial receberá reforma geral no mês de outubro

A unidade também vai receber novos profissionais

O 8º Distrito Policial do Dirceu I, localizado na zona Sudeste de Teresina, terá uma estrutura modelo para os demais distritos espalhados pela capital. O secretário Estadual de Segurança, Fábio Abreu, já confirmou a reforma para o mês de outubro.

O Distrito será reestruturado e receberá uma nova recepção. “O Distrito Policial do Dirceu vai ser reformulado por inteiro. Desde a estrutura física à estrutura de pessoal. A ideia é colocar uma recepção bem ampla para as pessoas, com televisão e wi-fi.

Também teremos uma assistente social e uma atendente para recepcionar as ocorrências para que depois o policial seja acionado e vá para a rua realizar seu trabalho”, explica Fábio Abreu.

Atualmente, o Distrito Policial do Dirceu I vive dias difíceis. Do chão ao teto, muito descuido: infiltrações, ferrugem, instalações hidráulicas com problemas e a fiação elétrica também.

A expectativa é de que até o final do ano seja possível usufruir da nova delegacia. “Estamos planejando a planta no momento. Queremos iniciar as obras em outubro e que ela esteja pronta no máximo em novembro”, declara o secretário de Segurança.

Para o delegado locado neste distrito, as promessas do secretário são benéficas. “O que a gente tem observado é que a estrutura do 8º DP é antiga e precisa de uma reforma.

Quando o secretário esteve aqui com a engenharia, eles constataram que, ao invés de uma reforma geral, o melhor seria construir um novo prédio. Destruindo o prédio antigo e construindo um novo fica mais barato”, explica o delegado Jorge Ferreira.

Xadrez desativado virou depósito

Estruturalmente, o prédio do 8º Distrito Policial possui banheiros, salas de administração e um xadrez desativado em razão de sua parca estrutura. “O xadrez foi desativado porque não havia mais como mantê-lo.

No momento temos uma pequena sala de contenção, em caso de necessidade. Quando recebemos alguém em flagrante, logo o encaminhamos para a central”, explica Ferreira.

Ainda de acordo com o delegado, a frente da delegacia também mudará. Atualmente ela é aberta para a rua. “Hoje em dia temos muito espaço subtilizado [aponta para o atual estacionamento]. Porém, após a reforma, vão abrir a frente da delegacia para a Praça Principal do Dirceu I”, completa o delegado.

Sistema de câmeras será implantado

Outro benefício prometido pelo secretário de Segurança é um novo sistema de monitoramento em toda a zona Sudeste de Teresina. “Nós estamos com um projeto de monitoramento que será iniciado pelo Dirceu. Além desse policiamento, vamos reforçar o efetivo tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar”, declara.

“Vamos ampliar o que já existe. Já estamos fazendo o levantamento. As câmeras também deverão ser implantadas até o final do ano, entre os meses de novembro e dezembro”, conclui Fábio Abreu.

Fonte: Carolina Durães e Lucrécio Arrais