THE: 870 casos de agressão à mulher no 1º semestre

THE: 870 casos de agressão à mulher no 1º semestre

Apesar de uma redução desse índice no segundo semestre, a brutalidade dos crimes piorou

A Delegacia da Mulher de Teresina tem atendido uma média de 10 ocorrências por dia. Só no mês de agosto, foram 121 casos de agressão a mulher, e a maioria deles acontece dentro de casa. 870 casos foram registrados no primeiro semestre deste ano, e apesar de uma redução desse índice no segundo semestre, a brutalidade dos crimes piorou.

À frente da delegacia, a Delegada Vilma Alves é categórica: a situação é inaceitável. ?Apesar de estarmos no século 21, nossas mulheres estão sendo mortas, e com requintes de crueldade. É uma demonstração de que os maridos, namorados ainda têm um ranço de machismo. O ?não? da mulher fere sua dignidade de homem?, disse ela.

Apesar dos números elevados, muitos casos sequer chegam a ser registrados. As mulheres, acreditando no arrependimento do parceiro, por amor ou por medo deixam de denunciar. O resultado disso é a repetição da agressão. ?Quando agride a primeira vez e ela aceita, com a desculpa de ?eu mudei?, ?eu me arrependi? e ela o perdoa, o que vai acontecer é uma sucessão de agressões?, diz o psicólogo. ?até que ela tome uma postura de defender a si própria como mulher e como ser humano.?

Fonte: Andrê Nascimento