Ação da PF em SP prende 11 suspeitos de clonagem de cartões

Ação da PF em SP prende 11 suspeitos de clonagem de cartões

A investigação teve início há 5 meses, após a queixa de uma empresa credenciadora

Uma ação da Polícia Federal deteve 11 pessoas e apreendeu material usado para clonar cartões de crédito na manhã desta quarta-feira na Grande São Paulo e na Baixada Santista. A Operação Pós-Habilitado visa desarticular uma organização criminosa especializada no delito, e apreendeu cartões clonados, impressoras para fabricação e máquinas adulteradas.

A investigação teve início há 5 meses, após a queixa de uma empresa credenciadora de cartão de crédito. A companhia afirmou que criminosos que se faziam passar por funcionários da credenciadora de cartões instalavam máquinas adulteradas em estabelecimentos filiados. Funcionários da própria empresa credenciadora chegaram a ser cooptados pela quadrilha para a instalação.

As máquinas adulteradas transmitiam dados do cartão para a quadrilha, que confeccionava os clones para uso próprio ou para revender para outros grupos criminosos. Segundo a PF, em alguns casos, comerciantes permitiam o uso indiscriminado de cartões clonados em seus estabelecimentos, repassando valores em dinheiro para os criminosos, mediante pagamento de comissão.

Os cartões clonados, de acordo com a PF, eram utilizados para compras diversas, de gêneros alimentícios a jóias. Em alguns casos, os criminosos usavam os clones para comprar produtos eletrônicos, que eram revendidos a receptadores pela metade do preço da nota fiscal.

Foram emitidos 24 mandados de busca e apreensão, além de 15 mandados de prisão temporária. A Justiça também autorizou o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias dos investigados, com vistas a futuro ressarcimento à Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias. As pessoas envolvidas no esquema criminoso serão indiciadas por furto qualificado mediante fraude e formação de quadrilha e, se condenadas, podem pegar penas de 2 a 8 anos de reclusão.

Fonte: Terra, www.terra.com.br