Após 2 anos, criança reage a transplante de mãos com sucesso

Médicos acreditam que cirurgia foi positiva

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um garoto de apenas 8 anos, que teve suas mãos amputada por conta de uma infecção generalizada quando ele tinha apenas 2 anos, recebeu um transplante duplo de mãos e antebraços considerado um sucesso pela equipe médica.

Zion Harve, que mora nos Estados Unidos, se tornou a pessoa mais jovem a receber um  transplante de mãos. Agora, depois de quase dois anos ele já consegue completar atividades cotidianas e ser mais independente, de acordo com os profissionais que o acompanham.

A cirurgia, feita por médicos do Hospital Infantil da Filadélfia, precisou reunir cerca de 40 pessoas, e durou quase 11h. Os especialistas afirmaram que, no momento da cirurgia, quando o sangue passou a circular pelo membro transplantado já tinha sido um indício de que tudo havia dado certo.

Depois de quase dois anos, "a criança tinha excedido suas habilidades de adaptação anteriores. A partir dos 18 meses, ele é capaz de escrever, se alimentar, tomar banho e se vestir de maneira mais independente e eficiente do que conseguia antes do transplante", escreveu a equipe do hospital em um artigo para a revista “The Lancet”

Quando Zion passou pela doença, ainda mais novo, além de seus braços e antebraços, as pernas também foram amputadas. Para as pernas, ele ganhou uma prótese. Mas o sonho do pequeno era conseguir poder pegar a irmã mais nova no colo e por isso almejava as mãos transplantadas.

Na ocasião, criança também precisou de um rim novo, doado por sua mãe. Por conta dos remédios que ele tomava para evitar a rejeição do órgão, a chance do transplante dar certo era ainda maior. Mesmo com os vários efeitos colaterais a longo prazo e os riscos à saúde que os medicamentos usados no tratamento podem causar, o menino e sua família quiseram tentar e estão vendo um resultado positivo.

Consequências

No entanto, de acordo com o relatório feito pelo hospital, o menino “sofreu oito rejeições de mãos, incluindo episódios sérios durante o quarto e o sétimo mês de seu transplante”. Mas, todos estes problemas foram revertidos com medicamentos imunossupressores que não afetam a função das mãos.

“A regeneração dos nervos significa que ele poderá mover os músculos das mãos transplantados e sentir o toque dentro de cerca de seis meses, quando também conseguirá comer e pegar uma caneta para escrever”, escreveram os médicos, falando sobre a possibilidade do menino mover os dedos usando os ligamentos que ficaram em seu corpo de sua mão original.

Agora, Zion continua passando por fisioterapia e usando medicamentos. Os médicos afirmam que os ossos e os tecidos crescerão com o garoto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES