Atirador de 43 anos abre fogo em shopping e mata 4 pessoas

O homem estava vestido de preto e esvaziou o cartucho de sua pistola automática de calibre 9 mm

Um homem de 43 anos, aparentemente com antecedentes criminais, matou quatro pessoas nesta quinta ao abrir fogo no supermercado de um centro comercial da cidade finlandesa de Espoo, perto de Helsinque, informaram fontes policiais.

O crime ocorreu por volta das 6h20 (horário de Brasília) e as vítimas seriam três homens, entre eles o funcionário de um estabelecimento comercial, e uma mulher.

A polícia isolou o local, um complexo comercial junto a uma estação ferroviária, e helicópteros estão sendo usados para procurar o agressor nas imediações.

Segundo o canal de televisão MTV, o homem estava vestido de preto e esvaziou o cartucho de sua pistola automática de calibre 9 milímetros. Ele pode ter agido por ciúmes.

De acordo com relatos de testemunhas, o agressor assassinou um funcionário da seção de material elétrico com dois tiros, disparou de novo no setor de pescados e depois fugiu.

Há a suspeita de que o indivíduo poderia estar nas imediações do centro comercial ou em uma estação ferroviária vizinha, que foi esvaziada após os tiros.

A polícia está interrogando pessoas que estão na região. A companhia ferroviária VR recebeu instruções para que seus trens não parem na estação próxima ao centro comercial.

Espoo é a segunda maior cidade do sul da Finlândia, com quase 250 mil habitantes. O ataque cometido hoje é o terceiro do tipo ocorrido no país nos últimos três anos.

Em 23 de setembro de 2008, um estudante de 22 anos matou nove colegas e um professor a tiros em uma escola de formação profissional de hotelaria na cidade finlandesa de Kauhajoki e depois se suicidou.

Em 7 de novembro de 2007, um estudante de 18 anos matou oito pessoas em um estabelecimento de ensino médio de Tusula, no sul do país, e depois se matou com um tiro na cabeça.

Esses massacres puseram em debate as leis de armas de um país no qual se registram altos índices de suicídio, alcoolismo e violência doméstica.

Segundo dados oficiais, há na Finlândia, que tem 5,2 milhões de habitantes, 1,6 milhão de armas, das quais aproximadamente 60% são escopetas ou rifles de caça.

Fonte: Terra, www.terra.com.br