Brasil registra oficialmente um estupro a cada onze minutos; saiba

O temor é maior entre as mulheres, são 90% contra 42% dos homens.

Dados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2014, o Brasil registrou oficialmente 47.643 casos de estupros. O número é equivalente a um registro a cada 11 minutos.

Image title


Ainda assim, a quantidade é inferior à comunicada no ano anterior, com redução de 6,7% (51.090). Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum, disse que os dados podem indicar apenas uma parte da realidade.

"O crime de estupro é aquele que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo, então é difícil avaliar se houve de fato uma redução da incidência deste crime no País.”

Estimativas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pelo anuário, apontam que apenas 35% das vítimas costumam comunicar este tipo de crime à polícia.

"A comparação com as taxas de países europeus, como a Suécia, onde a taxa de estupros é 150% superior à brasileira, sugerem que a subnotificação deste crime é realmente maior no Brasil”, disse Samira.

Uma pesquisa feita pelo Datafolha a pedido do fórum em 84 municípios com mais de 100 mil habitantes mostrou ainda que 67% da população tem medo de ser vítima de agressão sexual. O temor é maior entre as mulheres, são 90% contra 42% dos homens.


Fonte: Com informações do Brasil Post