PI: Cédulas falsas estão em circulação no comércio; veja

Pelos menos dois comerciantes da cidade de Valença, foram vítimas do golpe de falsificação de cédulas

Pelos menos dois comerciantes da cidade de Valença, foram vítimas do golpe de falsificação de cédulas de 50 e 20 reais, repassadas por pessoas que realizaram compras com as notas falsificadas no ultimo final de semana no município.

De acordo com o pequeno empresário que não quis se identificar, na tarde de sexta-feira (18) quando fechava o caixa da sua mercearia, percebeu a presença de duas cédulas falsas entre o movimento do dia. Por não saber quem repassou as notas, o comerciante disse ter destruído as notas que eram idênticas às verdadeiras, apenas com uma pequena diferença na marca d?água que é mais escura que a verdadeira o que dificultou o reconhecimento da mesma.

?Mesmo ficando com o prejuízo, optei por destruir o dinheiro falso. Não me arriscaria repassar para outras pessoas, pois estaria cometendo um crime, mesmo sendo vitima. Também não fui à delegacia registrar queixa, sem saber quem me repassou não ia adiantar de nada. Agora vou ter mais cuidado para que isso não se repita? disse o comerciante.

Em um bar, o proprietário foi surpreendido com uma nota de 20 reais falsa na noite de sábado (19). Com a grande movimentação e o entra e sai de pessoas no estabelecimento, o dono não conseguiu identificar a pessoa que passou a nota que facilmente poderia ser identificada pela forma grosseira como foi impressa.

Em conversa com o delegado titular da 7ª Delegacia de Policia Civil de Valença, Maycon Braga na manhã de terça-feira (22), ele confirmou que foi registrado um caso na delegacia de Valença no inicio desta semana, onde a vitima relatou ter sido lesada com uma cédula falsa.

O delegado alerta que mesmo não sabendo quem aplicou o golpe, é importante que as pessoas lesadas compareçam na delegacia. De acordo com Maycon Braga, o Código Penal Brasileiro prevê que mesmo quem recebe de boa fé uma nota falsa, mas a mantém em circulação, repassando a outros, comete crime. Por isso, a polícia recomenda que a pessoa que por ventura desconfiar que recebeu uma cédula de dinheiro falsa procure uma delegacia e faça a denúncia.

Fonte: Mural da Vila