Centro Educacional Masculino passará a contar com 111 vagas

O projeto também contempla a construção de um espaço para visita ín

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC) apresentou na sexta-feira (25) o projeto de ampliação da estrutura do Centro Educacional Masculino aos promotores de Justiça Maurício Verdejo e Francisca Lourenço e a defensora pública, Alyne Patrício. Durante a reunião foram discutidas as deficiências e estratégias que possam melhorar as condições do local.

A engenheira civil da Sasc, Kênia Lívia Rodrigues, conta que o projeto visa reorganizar de forma operacional e funcional o espaço existente no Centro Educacional.

Atualmente o CEM possui quatro alojamentos, onde 70 menores infratores cumprem medidas socioeducativas. "Nossa ideia é construir mais uma ala de vivência deles; com isso ampliar 41 novas vagas, totalizando 111", explica Kênia.

O projeto também contempla a construção de um espaço para visita íntima, instalação de salas de repouso dos educadores em pontos estratégicos, criação de cozinha industrial, refeitório para adolescentes, unidade de atendimento de saúde, paisagismo e área de lazer para os menores, dentre outros.

A secretaria vai exibir todo esquema da planta nos próximos dias ao Ministério Público. Com a aprovação do MPE, será determinada a elaboração do orçamento da intervenção.

O secretário Henrique Rebêlo garantiu que, apesar dos impasses financeiros do Estado, não vai medir esforços para colocar o projeto em prática. "Não estamos brincando.

É um desejo do governador Wellington Dias resolver as dificuldades do Centro Educacional Masculino. Nosso desejo é que ainda neste ano as obram sejam iniciadas", declarou Rebêlo.

EFETIVO - O Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública ressaltaram que o problema do CEM vai além da questão estrutural. A defensora Alyne Patrício destacou a insuficiência de socieducadores.

De acordo com ela, o ideal era que tivesse um educador para cada quatro adolescentes, entretanto no Centro Educacional a proporção é de 1 para 20 menores. O promotor Maurício chamou atenção para cursos de capacitação do funcionários da Centro.

"É preciso que haja a contratação de efetivo. Não adiantar equipar o Centro e não ter profissionais para trabalhar", disse a defensora. A Sasc garante que vai contratar nos próximos dias 60 socioeducadores.

Destes, 14 serão fiscais de educadores. O objetivo é evitar negligência por parte deles. A SASC informou que já foi encaminhado levantamento do impacto financeiro para a Secretaria Estadual de Administração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES