SEÇÕES

China inaugura o maior radiotelescópio do mundo

Radiotelescópio custou US$ 180 milhões

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A China acionou neste domingo (25) o maior radiotelescópio do mundo, com uma bacia de 500 metros de diâmetro, com o qual espera contribuir para a pesquisa do universo, informou a imprensa oficial.

O radiotelescópio, conhecido por sua sigla em inglês FAST, fica em uma região montanhosa da província de Guizhou (sudoeste), e sua construção, que começou em 2011, terminou no início de julho.

A bandeja é formada por 4.450 painéis, que constituem uma superfície equivalente a trinta campos de futebol, e seu meio quilômetro de diâmetro supera em muito o de Arecibo (Porto Rico), que com seus 305 metros era desde 1963 até este ano o maior radiotelescópio do mundo.

O orçamento do projeto foi de 1,2 bilhões de iuanes (US$ 180 milhões).

Para a construção foi necessário retirar 9.000 moradores da região, enquanto os que ficaram em seus arredores têm limitado o uso de dispositivos de telecomunicações (como telefones celulares) para não interferir com as operações do radiotelescópio.

A região foi escolhida devido a seu isolamento de áreas densamente povoadas e a que sua formação orográfica permitia realizar a construção da bacia com menos obras de preparação do terreno. O radiotelescópio será usado para analisar ondas procedentes do espaço para ajudar na compreensão do universo e também na busca de vida extraterrestre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos