Chuva de meteoros deve acontecer na madrugada de sexta-feira (21)

Os brasileiros poderão ver o fenômeno sem precisar de telescópio.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma chuva de meteoros deve acontecer na madrugada desta sexta-feira (21) e será possível vê-la do Brasil. "Chamam-se "Oriónidas" porque os meteoros parecem surgir da constelação de Orion", explica um responsável pelo serviço meteorológico britânico.

"As Oriónidas são um produto do Cometa Halley e no seu máximo podem ser vistas até 20 estrelas cadentes por hora". Não há riscos para as pessoas. E a boa notícia é que os brasileiros poderão acompanhar o fenômeno sem precisar de telescópio ou luneta. Geralmente os locais mais afastados dos grandes centros urbanos conseguem nos presentear com uma vista mais limpa do céu noturno, contanto que não haja nuvens ou tempo fechado no momento do espetáculo.

Entre problemas colocados à observação deste fenómeno batizado como "Oriónida", uma chuva de meteoros de atividade moderada com origem no cometa Halley, estão a lua cheia que vai iluminar o céu, mas também a nebulosidade.

Segundo o astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), "deve-se olhar para um pouco abaixo da constelação de Orion, onde estão as Três Marias". Apesar da previsão para o acontecimento ser a partir das 2h em ponto, o melhor horário para acompanhar a chuva de meteoros é cerca de uma hora antes do amanhecer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES