Tráfico: Polícia Civil apreende 478 kg de drogas em 2012

Foram apreendidas 478 kg de drogas ao longo deste ano

A Polícia Civil do Piauí divulgou, nesta quarta-feira (26), o balanço de operações do ano de 2012. O destaque foi para as operações de combate ao tráfico de drogas, que totalizaram 478 quilos apreendidos e mais de 300 pessoas presas, além dos 100 mil pés de maconha apreendidos no município de Baixa Grande do Ribeiro, no mês de maio. No decorrer deste ano, 474 armas de fogo foram aprendidas em todo o Estado.

Dentre as grandes operações de combate ao tráfico de drogas destacam-se as Operações Segor, realizada em Picos, que apreendeu além de armas de fogo, um jet-ski, maconha, crack e cocaína; Operação Suricate, realizada em Teresina, investigação de 10 meses que culminou na desarticulação de pontos de venda de drogas na capital.

O delegado geral James Guerra, destacou o trabalho da Polícia Civil também nas atuações em flagrantes. ?Foram 2.075 autos de prisão só na Central de Flagrantes de Teresina, além disso, foram instaurados mais de 5.840 inquéritos em todo o Piauí. Foi um ano bastante produtivo e de grandes operações?, disse.

James Guerra enfatizou, ainda, o trabalho da Delegacia Virtual, que registrou 21.500 boletins de ocorrência de natureza não criminal. ?A Delegacia Virtual terá atenção maior em 2013. Tem se mostrado muito eficiente e queremos melhorar cada vez mais seu atendimento?, pontuou.

Quanto à recuperação de automóveis roubados, a Polícia Civil obteve êxito em suas ações. De 1° de janeiro a 10 de dezembro foram registrados 351 veículos roubados no Piauí, destes 299 foram recuperados e 533 motocicletas. ?A Polinter alcançou 85% de sucesso em suas operações, um número significativo e satisfatório, que deve ser melhorado ainda mais em 2013?, declarou James Guerra.

O combate à prostituição e estelionato foi presente nas ações da Polícia em 2012. A operação intitulada Aspásia, que durou 15 meses, combateu crimes de favorecimento à prostituição e tráfico interno de pessoas praticados em Teresina. A operação que aconteceu em agosto, identificou três organizações que se disfarçavam de estabelecimentos comerciais para exploração da prostituição.

Na desarticulação de quadrilhas especializadas em estelionatos cometidos no comércio local, destacou-se a operação Skimming realizada em Teresina que resultou em oito mandatos de busca e apreensão, além de mandatos em Natal, no Rio Grande do Norte.

O delegado geral James Guerra enfatizou que, assim como este ano de 2012, em 2013, a Polícia Civil intensificará as ações de combate ao tráfico de drogas. ?Vamos focar cada vez mais na desarticulação do tráfico de drogas, porque dele advém outros crimes. Logo no início de 2013 esperamos entregar a Delegacia de Homicídio e trabalhar ao longo do próximo ano para aprimorar a Delegacia Virtual, que já registra boletins de acidente de trânsito sem vítima lesionada?, finalizou.

Fonte: piaui.pi.gov.br