Comerciários temem pela insegurança em Teresina

Os trabalhadores estão visivelmente traumatizados com os assaltos constantes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recentemente ocorreram alguns casos de violência envolvendo trabalhadores do setor comerciário de Teresina. A insegurança, ao sair e ao chegar aos locais de trabalho, é uma problemática que atinge todas as zonas da capital piauiense. Por isso, essa categoria que sente-se cada dia mais temerosa com os constantes assaltos exige reforços na segurança.

De acordo com a Secretária de Relações do Trabalho da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviço (Contracs) e do membro do Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviço de Teresina (Sindcom), Maria do Rosário Assunção, os trabalhadores estão visivelmente traumatizados com os assaltos constantes.

Ela aponta que a insegurança se estende das periferias até as áreas mais nobres. "Os assaltos acontecem com os trabalhadores nas lojas e também quando eles estão saindo ou entrando no trabalho. Eles acontecem diariamente, e não é só na região do centro, não", frisa.

Rosário afirma ainda que isso vem causando sérias intervenções na dinâmica do trabalho dessas pessoas, e que por conta disso muitas estão desenvolvendo doenças psicológicas.

"Nós do Sindcom temos uma clínica, com psiquiatra, que oferece serviços de atendimento para a categoria, e o que estamos percebendo é que alguns trabalhadores estão desenvolvendo até Síndrome do Pânico por conta dessa onda de violência nas proximidades dos seus locais de trabalho", revela.

Além disso, o Sindicom teve que desativar o funcionamento de um cursinho de pré-vestibular que vinha sendo oferecido para a classe, já que, devido à insegurança nas ruas do centro da capital, não estavam sendo feitas matrículas suficientes para a abertura de turmas.

Ela destaca que necessário investir em mais segurança pública, o que envolve a ampliação do policiamento ostensivo nas ruas da capital, mais iluminação e transporte, o que proporcionaria à classe se deslocar do seu local de trabalho para casa com mais tranquilidade. "Somente as viaturas circulando não está resolvendo o problema", disse.

Por conta desse problema, a categoria comerciária teresinense solicitou há cerca de duas semanas uma reunião com o comandante de policiamento da Polícia Militar para adotar as devidas intervenções.

"Colocamos o problema para o comandante que está à frente do policiamento e pedimos que fossem tomadas providências porque o problema da violência vem se agravando cada vez mais", conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES