Consumo de água aumenta 20% em Teresina no BR-O-BRÓ

onsumo cresce com o aumento do calor em toda a capital e isso demanda esforço maior da Agespisa para produzir mais água potável para garantir o abastecimento. Recomendação é que a população reduza

Água | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com as altas temperaturas registradas durante o período denominado como BR-O-BRÓ, o consumo de água na capital piauiense atinge níveis acima da média anual, exigindo um esforço da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí) para suprir a demanda. A estimativa da companhia é que os índices cresçam 20%, apontando ainda para a ocorrência de intermitência no abastecimento em algumas regiões. Desse modo, a recomendação é que seja feito o uso consciente do líquido, tendo em vista que essa medida ajuda a equilibrar o sistema.

Os investimentos para resolver problemas pontuais no serviço, principalmente nas áreas mais altas e afastadas centro, fazem-se necessários. Para se ter uma ideia, apenas no mês passado a empresa aumentou em 6% a produção com a ampliação da Estação de Tratamento III, localizada na zona Sul; destacando ainda a reforma que ampliou a produção de 235 litros por segundo para 500 litros.

“O sistema também ganhou mais eficiência com a automação dos sistemas de monitoramento do processo produtivo e de dosagens de produtos químicos”, ressalta o presidente da Agespisa, José Augusto Nunes. No total, o complexo de estações de tratamento localizado na zona Sul de Teresina produz 235 milhões de litros por dia. Já na zona Norte, a previsão é que a Estação de Tratamento da Santa Maria da Codipi seja concluída até o final do ano, tendo como meta beneficiar 200 mil teresinenses.

Moradores do Vamos Ver o Sol sofrem com a intermitência

Apesar dos esforços que a Agespisa afirma estar tomando para garantir o abastecimento pleno na capital, moradores de diversos bairros da capital seguem sofrendo com as constantes interrupções. No Vamos Ver o Sol, zona Sul de Teresina o problema acontece rotineiramente, e o pedido é para que medidas sejam tomadas urgentemente. “Aqui é terrível, só sabe quem mora aqui, um dia sim e outro não falta água”, diz a costureira Jucilene Santos.

A interrupção no serviço causa constrangimentos e exige a adoção de soluções drásticas. “Às vezes eu tenho que comprar quentinha, pois não há água para cozinhar, isso é um absurdo”, detalha. Com a dificuldade, a precaução se dá ao armazenar o líquido. “Encho os baldes e as garrafas pet, pelo menos para ter pra banhar”, garante.

Os empecilhos surgiram recentemente, o que causa confusão e tristeza. “Eu quero água, porque antigamente não tinha disso aqui. Eu não tenho ventilador em casa, então para conseguir dormir só tomando banho; agora o talão nunca falta”, sintetiza Santos.

Em nota, a Agespisa reconhece a intermitência na região, contudo, destaca que é um problema pontual, que se deve ao alto consumo.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES