Cresce a lista de pessoas marcadas para morrer em Teresina, diz juiz

Atualmente, em Teresina, a onda de listar pessoas para morrer tem aumentado, justamente por conta da impunidade

Prisão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“A droga é a mãe de todos os delitos. Se tivéssemos uma melhor estrutura funcional, os processos seriam julgados com mais celeridade e rapidez, com o fim de evitar a impunidade”. Frase dita pelo juiz titular da 7ª Vara Criminal de Teresina, Almir Tajra, resume a realidade de julgar e condenar milhares de processos contra traficantes de drogas e envolvidos em crimes de estupro contra menores.

Atualmente, em Teresina, a onda de listas de pessoas marcadas para morrer tem aumentado, justamente por conta da impunidade.

As listas sempre existiram, mas estão cada vez maiores e mais audaciosas, quando são divulgadas até mesmo para a imprensa. Elas estão geralmente em mãos de pessoas ligadas aos crimes envolvendo drogas e, atualmente, está havendo uma carnificina em Teresina, sendo a maioria dos crimes ligada ao tráfico de drogas.

Só de janeiro de 2014 até o momento, os 13 réus que foram soltos já morreram. E todos eles respondiam a processos na 7ª Vara Criminal, de acordo com o juiz Almir Abid Tajra Filho. Número bem maior, segundo ele, do que no ano passado, quando morrerem 12 pessoas envolvidas com drogas, durante todo o ano. Todas as mortes estão ligadas ao crime de drogas e a maioria dos envolvidos está na faixa etária entre 18 e 25 anos, e do sexo masculino.

O juiz explica que os presos estão sendo soltos por conta de processos com excesso de validade ou de habeas corpus. E quando ocorrem os crimes e é constatado que as vítimas tinham processos de envolvimento com drogas e delinquência, acontece a extinção da punibilidade do acusado e o processo é, obviamente, encerrado.

O que leva aos crimes são justamente os “acertos de contas”, as partilhas da venda de drogas. Os que estão morrendo são criminosos, muitos já condenados. “Um fator preponderante para o aumento da criminalidade é a impunidade, por conta de que as pessoas não são julgadas em tempo hábil. Alguns processos prescrevem e as pessoas não são punidas”, enfatiza o juiz, acrescentando que a maioria dos processos está ligada a drogas como maconha, crack e cocaína.

Presos provisórios e condenados

De acordo com o juiz Almir Tajra, existem na 7ª Vara Criminal cerca de 2.500 processos, sendo que 1.500 deles estão ligados às drogas. O restante dos crimes está relacionado a crimes comuns, como furtos, roubos e crimes sexuais, envolvendo menores vítimas. Existem cerca de 250 presos provisórios na Casa de Custódia, Penitenciária Irmão Guido e Penitenciária Feminina. Desse total, 80 presos são mulheres. E 90% do total já foram condenados por tráfico de drogas.

“Cerca de 200 presos foram condenados pela 7ª Vara e estão cumprindo pena por tráfico de drogas, roubo e latrocínio”, afirma o juiz, acrescentando que a pena para o tráfico de drogas é de 5 a 15 anos, para o traficante. E para o financiador do tráfico de drogas, a pena é maior e varia de 8 a 20 anos de reclusão. “É a maior pena prevista na lei, mas na maioria dos casos não conseguimos julgar e ou condenar os financiadores, porque eles não são presos”. A 7ª Vara realiza cerca de 15 audiências, por semana, relacionadas com o tráfico de drogas.

ARMAS - Outro fator que contribui para o aumento da violência é a facilidade com que as pessoas adquirem armas de fogo. Sendo que muitas delas até alugam e ou compram armas das mãos de bandidos e de policiais civis e ou militares. “Uma sugestão minha, para os legisladores, é que após a apreensão e perícia completa das armas, que elas fossem imediatamente destruídas”, diz o juiz Almir Tajra. (L.M.)

Estupro contra menores

A 7ª Vara Criminal é também privativa para processar e julgar crimes sexuais envolvendo menores vítimas. A Vara tem cerca de 500 processos em andamento, tendo como acusados autores de estupros.

Existem, no momento, cerca de 20 presos provisórios, acusados de abusos sexuais, e 15 condenados, cumprindo pena, pela prática de estupros, em Teresina. De acordo com o juiz, a 7ª Vara Criminal realiza de oito a dez audiências por semana, de estupro e violência.

Um detalhe alarmante e de que a maioria da população tem conhecimento, segundo ainda o juiz, é o de que a maioria dos crimes de abuso sexual contra menores acontece com pessoas mais próximas e ligadas à família, como: padrastos, tios, padrinhos e ou vizinhos.

“A pena para o estupro de vulnerável, que são com crianças com idade até 14 anos, é de oito a 15 anos de detenção”, diz o juiz Almir Tajra.

Clique aqui e curta a página do Meio Norte no facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES