Criança chora após ser alvo de racismo e mãe grava vídeo

No vídeo, a mãe refuta com contundência a razão daquelas lágrimas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O racismo é parte tão profunda da relações sociais e de classe no Brasil, que é possível reconhecer suas sua presença até mesmo em relações das mais puras, como entre duas crianças amigas.

O vídeo publicado pela mãe Sandri Sá mostra exatamente como nasce e se afirma tanto os padrões racistas como o sentimento de exclusão e a ferida na auto estima daqueles que sofrem com o racismo e a ignorância alheia. O vídeo mostra o choro da filha de Sandri depois que uma amiga lhe disse que seu cabelo “pra cima” era feio.

No vídeo, a mãe refuta com contundência a razão daquelas lágrimas, lembrando à filha sua beleza e o erro da amiga. Além do vídeo, no entanto, Sandri também publicou um texto, pelo qual aprofunda um pouco no exemplo que o vídeo ilustra sobre o dia a dia de ser negro em país como o Brasil – e é impossível não sentir o coração apertar diante de uma dor tão sem cabimento e, ao mesmo tempo, tão franca quanto a que a filha de Sandri expõe.

“Um pouco da experiência de ser preta e ter filhos pretos que, por mais que falamos, exaltamos a autoestima deles, tem horas que eles simplesmente desabam e isso corta a minha alma. Estou com meus olhos cheios de lágrimas de ver e ouvir o sofrimento da minha filha. Eu tenho que me manter forte para protegê-los de uma sociedade preconceituosa em que uma criança de 5 anos chora por ser preta e sua mãe a ensina a se aceitar. A Júlia não tem culpa, talvez seja o que ouve ou aprende”.

Por fim, Sandri conclui com o pedido mais franco e direto possível, a quem realmente pode interferir na manutenção de tais horrores: os pais. “Por favor, não deixem que seus filhos sejam esse tipo de criança que não respeita a raça e mais tarde não vão respeitar o homossexual, espírita, evangélico, preto e assim por diante“. Responder à Sandri é o mínimo para qualquer futuro melhor que se espere para o Brasil. Pelo vídeo que Sandri depois postou, ao menos a alegria de sua filha parece ter se restaurado, trazendo assim de volta a certeza de que a esperança desse país está diretamente ligada à felicidade de qualquer criança, de qualquer cor ou origem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES