Teresina é a quarta capital em crescente uso de drogas

Teresina é a quarta capital em crescente uso de drogas

"A polícia trabalha muito contra o tráfico, mas isso não é mais só um caso de polícia", disse Miranda Neto

Antigo coordenador da ONG Grupo de Apoio à Vida (GAV), Miranda Neto, informou que, de cada 10 ocorrências policiais no estado, 7 delas envolvem menores e o tráfico e uso de drogas. "Você pode perguntar ao comando da Polícia Militar, as ocorrências tem aumentado de janeiro pra cá, só com menores", disse.

Miranda Neto ainda informou que Teresina é a quarta capital do país em crescimento do uso de drogas. "A polícia trabalha muito contra o tráfico, mas isso não é mais só um caso de polícia", disse. Ele apoia a criação de projetos sociais voltados para a prevenção do contato de jovens com o mundo das drogas, educacionais e voltados para o esporte.

"A prevenção é muito simples de se fazer", disse Miranda Neto. Ele falou uma frase que, segundo ele foi dita por Flávio Couto, outro especialista no assunto: "O que sai mais caro, construir um presídio ou comprar uma bola?". Miranda chamou a atenção para inúmeras comunidades terapêuticas, como a Vila da Paz, que tem trabalhos com resultados positivos na luta contra o vício em entorpecentes. "Por que o poder público não se interessa em fazer algo nesse sentido?" questionou. Para ele, a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas ainda não mostrou a que veio.


De cada 10 ocorrências, 7 são de menores envolvidos com droga, diz Miranda Neto

Outra pessoa engajada nessa causa é o Júnior do MP3 (Movimento pela Paz na Periferia), que já coordenou vários outros projetos sociais, como o Cineperiferia, um cinema intinerante que exibe filmes ao ar livre, nos subúrbios e áreas rurais de Teresina. O projeto recebeu prêmios internacionais, e foi pauta de reportagem feita pela BBC Brasil. Infelizmente, o Cineperiferia foi fechado. "Ficamos dois anos sem recursos, que nos eram de direito, de um convênio com o Estado. Mas foram protelando, protelando...".


De cada 10 ocorrências, 7 são de menores envolvidos com droga, diz Miranda Neto

Fonte: Andrê Nascimento