Detento vai levar lixo para fora da cadeia após faxina e foge

Zemilton ressaltou que a equipe de plantão deverá ser ouvida.

O sistema prisional do Rio Grande do Norte foi bastante agitado na tarde e noite desta sexta-feira (24). De acordo com a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), um detento fugiu pela porta da frente do Centro de Detenção Provisória de Candelária, na zona Sul de Natal e dois presos foram encontrados mortos.

Em todos os casos uma sindicância foi instaurada para apurar as devidas responsabilidades.

Zemilton Silva, diretor da Coape, afirmou que a fuga do preso aconteceu no CDP da Candelária por volta das 20h30. O detento que foi identificado por Luciano Amaral Bezerra, de 42 anos, mais conhecido como ‘toupeira’, foi preso por tráfico de drogas e trabalhava na limpeza do presídio. “Ele realizou uma faxina e foi levar o lixo para fora, mas não voltou mais”, declarou.

Quanto a responsabilidades pela fuga, Zemilton ressaltou que a equipe de plantão deverá ser ouvida durante a sindicância, pois mesmo sendo considerado de confiança, "o preso jamais deveria ter deixado a unidade sem supervisão".

Com a fuga de 'toupeira', chega a 250 o número de presos que já escaparam do sistema prisional em 2016. Alguns foram recapturados, mas nem a Secretaria de Justiça (Sejuc) nem a Secretaria de Segurança Pública (Sesed) sabem precisar a quantidade de fugitivos que retornaram aos presídios.


Centro de Detenção (Crédito: Reprodução)
Centro de Detenção (Crédito: Reprodução)
Preso fugiu quando ia colocar lixo para fora (Crédito: Reprodução)
Preso fugiu quando ia colocar lixo para fora (Crédito: Reprodução)
Fonte: Com informações do G1