SEÇÕES

Dia D da campanha de vacinação contra gripe será neste sábado (13)

A abertura srá na Unidade Básica de Saúde na Matinha

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia D Nacional de mobilização da 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza acontecerá no próximo sábado, 13 de maio. Em Teresina, a Unidade Básica de Saúde Cidade Verde, localizada na Rua Lucídio Freitas, S/N, Matinha, será palco da abertura da atividade, às 8h. A ação visa vacinar o maior número possível de pessoas e sensibilizar toda a população da importância da imunização contra os vírus da influenza A, B e C.

“Em populações não vacinadas, a maioria das mortes por influenza sazonal é registrada em idosos. Entretanto, as taxas de hospitalizações em crianças menores de cinco anos são tão elevadas quanto às observadas no grupo de idosos”, informa Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ela diz ainda que em adultos a maioria das complicações e mortes ocorre em pessoas portadoras de doenças de base, enquanto em crianças menores de cinco anos de idade, a maioria das hospitalizações e quase metade das mortes ocorrem em crianças previamente saudáveis, particularmente, no grupo menor de dois anos de idade.

Nesta campanha o público alvo são as gestantes, maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os professores.

A meta em Teresina é vacinar 10.447 gestantes, 20.901 crianças de 6 meses a 2 anos, 35.401 crianças de 2 a 4 anos, 18.590 trabalhadores da saúde, 1.718 puérperas, 70.401 idosos e 21.439 comorbidades. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), 37.647 pessoas tomaram a vacina da gripe em Teresina. A meta é vacinar 152.342 pessoas. A campanha segue até o dia 26 de maio e as doses da vacina estão disponíveis em 104 salas de vacina distribuídas em todas as zonas da cidade, nas unidades de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos